Buscar

Qual a definição de Fato Social, Ação Social e Classes sociais?

Segundo Durkheim, Weber e Karl Marx

💡 5 Respostas

User badge image

Isabele Vasconcelos

O Fato social, segundo Durkheim, é a forma de ser, pensar e agir do indivíduo, na qual apresenta três características principais: a exterioridade, pois o fato social é exterior ao indivíduo, sendo que a sociedade influencia cada sujeito; a coercitividade, que diz que as pesoas tendem a aceitar leis impostas pela sociedade sem se manifestar contra, podendo se de caráter Legal, que são prescritas na Legislação e se estabele penalidade correspondente, ou a "Espontânea", que são as que afloram como resposta a uma conduta inadequada por um grupo ou uma sociedade; e a terceira característica é a Generalidade, pois os fatos socias possuem uma grande frequência que ocorre nos indivíduos.

A Ação Social é a conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Estabelecendo conexões entre o motivo da ação, a ação propriamente ditae seus efeitos. Sendo que, a ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre. O indivíduo que, por meios dos valores sociais e de sua motivação,produz o sentido da ação social. (Fonte: COSTA, Cristina, Sociologia - Introdução a ciência da sociedade, 2005)

Classes sociais divididas em "proletários" - os trabalhadores - e os "capitalistas" foram formadas pelo surgimento do capitalismo tornando a sociedade injusta e desigual retirando do trabalhador o produto fruto de seu trabalho em troca se uma salário, que eles dependem para sobreviver. Sendo que, este trabalho rendia lucro pela exploração do proletário, fazendo-o trabalhar por horas seguidas sem pagar o suficiente.

23
Dislike1
User badge image

Alexssandro Souza

Fato Social - Para Durkheim, fato social consiste nas maneiras de agir, pensar e sentir. E é objeto central da teoria sociológica de Durkheim (Émile Durkheim), constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indíviduos. Durkheim defende três teorias: Coercitiva, exterioridade, generalidade.  

Ação Social - Refere-se a qualquer ação que leva em conta ações e reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos. Esse termo foi introduzido por Max Weber em sua obra Ensaios de Sociologia.

Classes Socias - Grupos criados para dividir a sociedade, onde Marx dividiu no capitalismo dois grandes grupos a Burguesia e o Proletariado.

9
Dislike1
User badge image

Daniel Sousa

Fato Social: Consiste em maneiras coletivas de pensar, sentir e agir, exteriores ao indivíduo em virtude da qual se lhe impôem.
Ação Social: Produto das decisões tomadas pelos próprios indivíduos que dão sentido às suas ações.
Classes Sociais: Grupos que atuam como forma de classificar e dividir a sociedade. Marx destacou dois grandes grupos no Capitalismo: A burguesia (detentora das forças de produção) e o proletariado (detentores da força de trabalho).

7
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais