Logo Passei Direto
Buscar
A partir do século II a.C., em vários locais do Mediterrâneo oriental, homens ricos e poderosos começaram a patrocinar coleções de livros. Essas novas demonstrações públicas de munificência aristocrática e real transcenderam tanto os acervos anteriores de livros — que eram pequenos, vocacionais e privados — que, em um sentido importante, constituem a invenção da biblioteca. Na antiguidade se teve a maior Biblioteca do período antigo.
Assinale a alternativa que indica a maior biblioteca da Antiguidade, cuja maior parte do acervo foi destruída por um incêndio.
a. Biblioteca Mário de Andrade.
b. Biblioteca Nacional.
c. Biblioteca de Alexandria. ✓
d. Biblioteca do Congresso.
e. Biblioteca George Peabody.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: a. Biblioteca Mário de Andrade. - Falsa, essa biblioteca é uma instituição cultural brasileira, não é a maior da Antiguidade. b. Biblioteca Nacional. - Falsa, existem várias Bibliotecas Nacionais ao redor do mundo, mas nenhuma delas é a maior da Antiguidade. c. Biblioteca de Alexandria. - Verdadeira, a Biblioteca de Alexandria é famosa por ser uma das maiores e mais importantes bibliotecas da Antiguidade, e grande parte de seu acervo foi destruído por incêndios ao longo do tempo. d. Biblioteca do Congresso. - Falsa, essa é a biblioteca nacional dos Estados Unidos, não é da Antiguidade. e. Biblioteca George Peabody. - Falsa, essa biblioteca é uma instituição moderna, localizada em Baltimore, EUA, e não é da Antiguidade. Portanto, a alternativa correta que indica a maior biblioteca da Antiguidade, cuja maior parte do acervo foi destruída por um incêndio, é: c) Biblioteca de Alexandria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A necessidade de organização e sistematização do conhecimento se tornou cada vez mais relevante. Desde a invenção da imprensa, o controle bibliográfico tem sido desenvolvido pelos profissionais da informação, por meio de processamento técnico.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Controle Bibliográfico Universal:
a. é um programa com objetivos de longo alcance e cujas atividades levam à formação de uma rede universal de controle e intercâmbio de informações bibliográficas, de modo a tornar prontamente disponíveis, com rapidez e de forma universalmente compatível, os dados bibliográficos básicos de todas as publicações editadas em todos os países
b. é um software de busca em que se utiliza os operadores booleanos com o objetivos de eficácia no resultados da pesquisa pela busca de assuntos indexados, catalogados e classificados pela Classificação Decimal de Dewey (CDD) para fontes impressas.
c. é um catálogo de bibliotecas onde estão organizadas as obras raras de uma unidade de informação, com o número de chamada de acordo com a tabela Cutter, a classificação dos assuntos de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU) e a catalogação padronizada de acordo com o Formato MARC.
d. é uma legislação brasileira onde são deferidos todos os exemplares para uma atividade científica, identificada de acordo com o Identificador de Objeto Digital (DOI), que é um identificador único, que geralmente é composto por letras e números e identifica um artigo científico e livros na internet.
e. é um conjunto de ações realizadas por um profissional da informação referente às obras de referência, como guias, diretórios, enciclopédias, manuais e literatura cinzenta, que são obras de empréstimos rápidos não podendo sair da unidade de Informação ou Biblioteca, devido ao regulamento de cada biblioteca.

Mais conteúdos dessa disciplina