O conceito e opinião de autores
Annyedja Silva
O fenômeno pelo qual uma norma jurídica revogada volta, automaticamente, a ser válida pela perda de validade ou de vigência da norma revogadora.Podemos diferenciar a repristinação em tácita ou expressa.
A repristinação tácita, ou propriamente dita, é um fenômeno automático, ou seja, o restauro da validade da norma jurídica revogada ocorre no exato instante em que a norma revogadora perde a validade, sem qualquer previsão expressa.
A repristinação expressa, ou imprópria, não está proibida pela legislação brasileira. Consiste no restauro da validade de lei revogada por expressa determinação de outra lei, seja a revogadora ou seja a revogadora da revogadora.
Eric Bortoletto Fontes
A uma errata a se fazer na resposta de annyedja, nao é AUTOMATICAMENTE que ela volta a ser valida, necessita expressamente assim ser determinada.
Jéssica Tuanne Farias
A repristinação ocorre quando uma lei é revogada por outraa e posteriormente a própria norma revogadora é revogada por uma terceira lei, que irá fazer com que a primeira tenha sua vigência reestabelecida caso assim determine em seu texto legal. A lei revogada não se restaura apenas por ter a lei revogadora perdido a vigência, pois a repristinação só é admitida se for expressa.
Exemplo: A lei 2 revogou a 1. A lei 3 revogou a 2. A repristinação ocorreria se a lei 1 retornasse a vigência.
A repristinação pode ser compreendida como uma restauração, ou seja, uma forma de se voltar a uma passada estrutura ou situação jurídica.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Introdução ao Direito I
•URI
Rafael Mello
Compartilhar