Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o sistema de coordenadas geográficas e sua relação com os movimentos terrestres, assinale a alternativa incorreta.
a) A Terra possui 24 fusos horários, para um total de 360° de circunferência; assim, cada fuso horário corresponde a 15° da esfera.
b) As linhas dos Círculos Polares estão nas latitudes de 66° 33' e correspondem ao ponto geográfico onde, pelo menos uma vez ao ano, o Sol não se levanta no horizonte.
c) As linhas dos Trópicos encerram os lugares onde o Sol faz ângulo de 90° com a superfície pelo menos uma vez por ano, o que explica a abundante energia nesse espaço.
d) A linha do Equador divide a Terra em dois hemisférios iguais, ocidental e oriental, e referencia o ajuste horário global.
e) As linhas dos Trópicos correspondem às áreas de maior declinação solar durante o período de equinócio.
User badge image
Matematicamente

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: a) A Terra possui 24 fusos horários, para um total de 360° de circunferência; assim, cada fuso horário corresponde a 15° da esfera. - Esta afirmação está correta, pois 360° dividido por 24 fusos resulta em 15° por fuso. b) As linhas dos Círculos Polares estão nas latitudes de 66° 33' e correspondem ao ponto geográfico onde, pelo menos uma vez ao ano, o Sol não se levanta no horizonte. - Esta afirmação está correta, pois os Círculos Polares realmente marcam as latitudes onde ocorre o fenômeno do Sol da meia-noite. c) As linhas dos Trópicos encerram os lugares onde o Sol faz ângulo de 90° com a superfície pelo menos uma vez por ano, o que explica a abundante energia nesse espaço. - Esta afirmação está correta, pois os Trópicos de Câncer e Capricórnio são os locais onde o Sol está diretamente acima em determinados momentos do ano. d) A linha do Equador divide a Terra em dois hemisférios iguais, ocidental e oriental, e referencia o ajuste horário global. - Esta afirmação é incorreta, pois a linha do Equador divide a Terra em hemisférios norte e sul, não ocidental e oriental. e) As linhas dos Trópicos correspondem às áreas de maior declinação solar durante o período de equinócio. - Esta afirmação é correta, pois os Trópicos são as áreas onde a declinação solar é máxima durante os solstícios. Portanto, a alternativa incorreta é: d) A linha do Equador divide a Terra em dois hemisférios iguais, ocidental e oriental, e referencia o ajuste horário global.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do petróleo estaria relacionado:
A Ao desenvolvimento dos transportes e ao consequente aumento do consumo de energia;
B À diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.
C À redução e ao esgotamento das reservas de petróleo;
D Ao excesso de produção e à consequente desvalorização do barril de petróleo;
E Ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia;

Mais conteúdos dessa disciplina