Logo Passei Direto
Buscar

Nos últimos anos, ocorreram movimentos de descentralização e centralização no federalismo brasileiro após a retomada da democracia em 1988. Um dos marcos desse processo se deu por meio da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). A respeito dessa política pública, a Constituição Federal de 1988 dispõe que:

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: 
I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
III - participação da comunidade.

A esse respeito, é correto afirmar que:

Questão 5

Resposta


a.

O pós-1988 foi caracterizado pela descentralização da execução dos serviços de saúde pública e pela centralização da formulação da política de saúde.

b.

Apesar de possuírem muitas atribuições adicionais após a CF/88, os municípios não assumiram muitas responsabilidades no âmbito do SUS.

c.

No âmbito da saúde pública, a Constituição Federal de 1988 (CF/88) definiu exclusivamente a existência de medidas descentralizadoras.

d.

As tentativas de criar obrigações e constrangimentos aos entes subnacionais na política de saúde foram barradas pelo veto de estados e municípios nas votações do Congresso Nacional.


User badge image
Gise Luchi

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada alternativa: a. O pós-1988 foi caracterizado pela descentralização da execução dos serviços de saúde pública e pela centralização da formulação da política de saúde. Essa afirmativa é verdadeira, pois após a Constituição de 1988, houve uma descentralização na execução dos serviços de saúde, mas a formulação da política de saúde ainda possui um caráter centralizado em algumas esferas. b. Apesar de possuírem muitas atribuições adicionais após a CF/88, os municípios não assumiram muitas responsabilidades no âmbito do SUS. Essa afirmativa é falsa, pois os municípios, após a CF/88, assumiram muitas responsabilidades na execução dos serviços de saúde, sendo a principal porta de entrada do SUS. c. No âmbito da saúde pública, a Constituição Federal de 1988 (CF/88) definiu exclusivamente a existência de medidas descentralizadoras. Essa afirmativa é falsa, pois a CF/88 não definiu exclusivamente medidas descentralizadoras, mas também incluiu diretrizes como a participação da comunidade e o atendimento integral. d. As tentativas de criar obrigações e constrangimentos aos entes subnacionais na política de saúde foram barradas pelo veto de estados e municípios nas votações do Congresso Nacional. Essa afirmativa é um tanto exagerada, pois embora haja resistência de estados e municípios, não é correto afirmar que todas as tentativas foram barradas. Com base na análise, a alternativa que contém a afirmação mais correta é a a. Portanto, a resposta correta é: a. O pós-1988 foi caracterizado pela descentralização da execução dos serviços de saúde pública e pela centralização da formulação da política de saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina