Logo Passei Direto
Buscar

A principal característica do processo de mediação é a: A) técnica. competição. linguagem. discordância. comunicação.

User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

A principal característica do processo de mediação é a comunicação. A mediação se baseia na comunicação entre as partes para facilitar a resolução do conflito de forma colaborativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre meios extrajudiciais de solução de conflitos de interesses, está CORRETO afirmar:
A)
O novo código de processo civil ao apontar que não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito, proibiu expressamente a composição entre as partes.
A mediação e a conciliação são a mesma coisa, pois que se utilizam de um terceiro para auxiliar as partes na busca de uma solução satisfatória para ambas, sem, contudo, opinar diretamente sobre a lide em questão, utilizando-se de técnicas que propiciem oportunidades para que elas possam tomar decisões, auxiliando de forma construtiva o restabelecimento da comunicação, aproximando-as de tal modo que a decisão tomada seja do agrado de todos.
A arbitragem é um instrumento de solução de conflitos que pode envolver direitos disponíveis e indisponíveis e sempre se dará por equidade.
A negociação se dá sem a participação de terceiros, sendo as próprias partes interessadas as responsáveis pela resolução do conflito, em autocomposição.
NDA.

A respeito dos métodos alternativos de solução de conflitos, assinale a alternativa correta.
A)
A sentença arbitral não admite controle judicial sobre sua validade.
Ao convencionar a arbitragem, as partes renunciam, em definitivo, ao direito de acesso à justiça.
A cláusula compromissória de arbitragem é a convenção por meio da qual as partes estatuem, prévia e abstratamente, que eventuais controvérsias oriundas de certo negócio jurídico sejam dirimidas pelo juízo arbitral.
A autocomposição, por sua rara ocorrência, tem cada vez mais perdido prestígio no ordenamento jurídico brasileiro como método eficaz de solução de conflitos.
A mediação pressupõe a intervenção de um terceiro imparcial e equidistante, sendo, pois, espécie heterocompositiva.

No que se refere aos métodos cooperativos de solução de conflitos, assinale a opção correta.
A)
Assim como o conciliador, o mediador explorara o conflito, a fim de identificar os interesses por trás das queixas imediatas.
Na mediação, não há interesse em perceber as motivações psíquicas e outras questões pessoais que culminaram no conflito.
A conciliação concentra-se no aspecto objetivo do conflito, ao passo que a mediação atua para viabilizar a solução do conflito, empenhando-se para que haja compreensão mútua.
A mediação, entendida como processo ideal na solução de conflitos, resulta no apaziguamento e, consequentemente, na reconciliação, como, por exemplo, nos casos de separações traumáticas e de adoção.
O objetivo da conciliação é o realinhamento das divergências entre as partes, de forma a finalizar o conflito.

São mecanismos legalmente reconhecidos para solução dos conflitos, exceto:
A)
autotutela.
a jurisdição.
a mediação.
a arbitragem.
a conciliação.

A respeito dos mecanismos de Resolução de Conflitos, é correto afirmar:
A)
o desequilíbrio extremo de poder entre as partes, na aplicação do processo de mediação, pode ser uma violência ou ter como resultado o desrespeito dos direitos de uma das partes.
o mediador estimula ou facilita a aproximação entre os interessados e restaura o diálogo entre eles, apontando soluções para o conflito.
o mediador possui autoridade suficiente para impor a decisão sobre as pessoas em conflito.
a mediação tem um potencial especial de contribuir naqueles conflitos que surgem de relações de naturezas esporádicas, casuais.
a mediação constitui um processo no qual as partes resolvem o conflito por meio da ação de um terceiro, que sugere a solução para cada caso.

Há uma cultura do litígio enraizada na sociedade, cuja tendência é resolver os conflitos de forma adversarial. Nessas circunstâncias, os denominados meios alternativos de resolução de conflitos apresentam especial importância, com destaque para a mediação, na medida em que possuem os seguintes objetivos, EXCETO:
A)
aliviar o congestionamento do judiciário;
promover a pacificação social;
democratizar o acesso à justiça;
promover a autocomposição da solução de controvérsias;
garantir a legitimidade dos ritos judiciais.

Mais conteúdos dessa disciplina