Logo Passei Direto
Buscar

Estudos Artísticos

Colégio Objetivo
As histórias que conhecemos, mesmo as mais fantásticas, surgiram com o homem do campo, imaginando como os seres foram criados. Os mitos e as lendas, por exemplo, são constantemente empregados como sinônimos.
Disserte sobre a diferença entre mito e lenda e dê exemplos.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Mito e lenda são formas de narrativas que fazem parte da cultura popular, mas possuem características distintas. Mito: Geralmente, os mitos estão relacionados a explicações sobre a origem do mundo, dos deuses e dos fenômenos naturais. Eles têm um caráter sagrado e são frequentemente utilizados para transmitir valores e crenças de uma cultura. Um exemplo de mito é o mito de criação da mitologia grega, que fala sobre como os deuses, como Zeus e Gaia, criaram o mundo. Lenda: As lendas, por outro lado, são histórias que podem ter um fundo histórico, mas são embelezadas com elementos fantásticos. Elas costumam envolver personagens humanos e eventos que, embora possam ter ocorrido, são exagerados ou modificados ao longo do tempo. Um exemplo de lenda é a história do Saci Pererê, uma figura do folclore brasileiro que é conhecida por suas travessuras. Em resumo, enquanto os mitos tratam de questões universais e sagradas, as lendas estão mais ligadas a eventos e personagens específicos, muitas vezes com um toque de fantasia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ha uma grande contraposicao entre o que e cultural e o que e biologico. A propria conceituacao de Cultura tambem e cultural!
Disserte sobre cultural e biologico.

A literatura folclórica brasileira é riquíssima, sendo transmitida de forma oral ou escrita. Integram a literatura folclórica os provérbios, as parlendas, os trava-línguas, as adivinhas e os dísticos de caminhão. Sendo assim, explique a diferença entre cada uma das categorias mencionadas.


O cunhadismo foi um dos principais responsáveis pela miscigenação cultural no Brasil. Após a chegada dos colonizadores europeus, a partir do século XVI, a prática do cunhadismo foi um importante fator na formação do povo brasileiro.
Explique o que era a prática do cunhadismo e no que isso resultou.

A Pluralidade Cultural como um tema transversal e a história da cultura afro-brasileira e indígena são conteúdos que devem integrar as aulas de artes e são amparadas por lei.
Explique qual a importância destes temas frente ao cotidiano escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina