Buscar

Em alguma parte de sua obra Freud ou outros psicanalistas clássicos remetem à Psicoterapia Breve?

Se sim... qual?

💡 5 Respostas

User badge image

Debora Diana Marcondes

Freud não fala sobre psicoterapia breve, mas tinha grande preocupação com a duração do tratamento, leia Tratamentos terminaveis e interminaveis. Sobre PB, procure o livro Introdução às psicoterapias breves de E. Gillieron. Lá ele conta o inicio da psicoterapia breve com Ferenzci, com a técnica ativa (não era PB..)  e Franz Alexander com a experiencia emocional corretiva. Os dois são precursores da PB, que toma forma depois da segunda guerra, para tratar traumas de guerras.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Freud não possui nenhuma obra onde seja abordada essa temática. Porém outros psicanalistas tem, como por exemplo, Milton Erickson. Na terapia breve, o terapeuta assume a responsabilidade de trabalhar mais pró-ativamente com o cliente, a fim de tratar as condições clínicas e subjetivas mais rapidamente. Também enfatiza a observação precisa, a utilização de recursos naturais e uma suspensão temporária da descrença para considerar novas perspectivas e múltiplos pontos de vista.


Em vez da análise formal de causas históricas de sofrimento, a abordagem primária da terapia breve é ​​ajudar o cliente a ver o presente a partir de um contexto mais amplo e a utilizar entendimentos mais funcionais. Ao tomar consciência desses novos entendimentos, os clientes bem-sucedidos passaram, de fato, por mudanças espontâneas e generativas. Terapia breve geralmente é altamente estratégica, exploratória e baseada em soluções, em vez de orientada a problemas.


Está menos preocupado com o surgimento de um problema do que com os fatores atuais que o sustentam e impedem a mudança. Terapeutas breves não aderem a uma abordagem "correta", mas aceitam que existem muitos caminhos, os quais podem ou não, em combinação, ser, em última análise, benéficos.

1
Dislike0
User badge image

Cleicyellen Alves

muitíssimo obrigada Debora. ;)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais