Buscar

Qual a diferença entre amido, glicogênio e celulose?

diferença principal

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Amido e glicogênio são polímeros de glicose, com função importante de reserva calórica já que possuem glicose em sua composição que podem ser quebradas em processos como a glicogenólise, que libera glicose a partir do glicogênio. O glicogênio é a forma de armazenamento de energia nos animais, sendo encontrado principalmente no fígado e nos músculos e o amido, a fonte de armazenamento dos vegetais, encontrado nos tubérculos, por exemplo.  Sendo formados por cadeias de glicose contendo principalmente ligações do tipo α (alfa). A celulose exerce uma função principalmente estrutural. Está presente nas paredes celulares dos vegetais. Além de dar forma, também tem uma importante função de proteção, já que impede a entrada de alguns microrganismos e que a célula sofra danos com a desidratação. Sendo formado principalmente por ligações tipo β (beta). A celulose também possui uma estrutura mais linear, adquirindo mais resistência e tendo função estrutural.

4
Dislike2
User badge image

Junior Silva

O amido, o glicogénio e a celulose são formadas por cadeias de glicose em varias estruturas. 

    - O Amido:É o polissacarídeo de reserva da célulavegetal, formado por moléculas de glicose ligadas entre si através de numerosas ligações a (1,4) e poucas ligações a (1,6), ou "pontos de ramificação" da cadeia. Sua molécula é muito linear, e formahélice em solução aquosa. 

   - O Glicogênio: É o polissacarídeo de reserva da célula animal. Muito semelhante ao amido, possui um número bem maior de ligações a (1,6), o que confere um alto grau deramificação à sua molécula. Os vários pontos de ramificação constituem um importante impedimento à formação de uma estrutura em hélice.
   - A Celulose: É o carboidrato mais abundante na natureza. Possuifunção estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular. Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada porligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano. 

25
Dislike1
User badge image

Allyce Vitória

O amido é uma cadeia linear, e serve como reserva energética dos seres autotróficos. 
O glicogénio já tem uma forma diferente, porque e como se fosse uma ramificação a partir de uma cadeia principal, como uma raiz e serve como reserva energética dos seres heterotróficos. 
A celulose está contida nos seres autotróficos e confere rigidez e forma, e uma cadeia entrelaçada de moléculas de glicose e serve para proteger as plantas e darlhes forma, como os nossos ossos, e uma camada dura e tambem constitui a parede celular das células das plantas que lhe dao geometria e rigidez.

3
Dislike0
User badge image

CRISTINA VELOSO DE OLIVEIRA OAKIS

O AMIDO É RESERVA ENERGÉTICA DOS VEGETAIS. É UM POLISSACARÍDEO DE RESERVA VEGETAL. POSSUI UMA CADEIA RETLA (AMILOSE) E UMA CADEIA RAMIFICADA(AMILOPECTINA). O GLICOGENIO É A RESERVA ENERGETICA DOS ANIMAIS. É UM POLISSACARIDEO ANIMAL E POSSUI CADEIAS RAMIFICADAS.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais