Logo Passei Direto
Buscar

História

UNICESUMAR

“Quando chegaram à América, os europeus se depararam com diferentes sociedades. Algumas delas haviam desenvolvido um sistema de escrita e técnicas de fabricação de papel, como foi o caso dos astecas.

Esse povo tinha escribas encarregados de registrar histórias, conhecimentos científicos e crenças religiosas por meio de imagens, símbolos e números em folhas de um tipo de papel chamado amatl, conhecido hoje como amate. O conjunto desses registros era chamado pelos indígenas da Mesoamérica de tonalamat, mas os espanhóis o chamavam de códice.

A maior parte dos códices astecas foi destruída pelos colonizadores, mas os indígenas mesoamericanos continuaram a produzi-los. Para esses nativos, os códices tinham funções sagradas e eram oferendas aos deuses.

Muitas vezes, a Igreja e a Coroa espanhola se encarregaram de patrocinar a produção dos códices para melhor compreender as tradições e a formação das dinastias dessas sociedades.

A imagem a seguir retrata uma página de um códice mesoamericano chamado Telleriano-Remensis, que foi produzido no século XVI e é composto de ilustrações astecas e textos em espanhol” (Vaz, 2022, p. 141).



Figura 1 - Página do códice Talleriano-Remensis. Elaborado por volta de 1562-1563 em papel europeu. Encontra-se hoje na Biblioteca Nacional da França, em Paris.


Sobre os códices e a figura apresentada, retratando o códice mesoamericano chamado Telleriano-Remensis, assinale a alternativa correta:

Alternativas


Alternativa 1:


As ilustrações da página do códice Talleriano-Remensis apresentam a estrutura dos ayllus, a sua distribuição e a forma como estavam dispostos em aldeias locais.


Alternativa 2:


Mesmo não tendo como saber da página do códice Talleriano-Remensis, pode-se supor que ele tenha sido elaborado pelos incas, antes da conquista espanhola, uma vez que só apresenta elementos da cultura incaica.


Alternativa 3:


A imagem do códice Talleriano-Remensis acima ilustrações que demonstram que as sociedades coloniais das Américas portuguesa e espanhola diferiram muito das colônias inglesas na América do Norte, que se constituíram com certa autonomia em relação à Coroa inglesa.


Alternativa 4:


A figura da página do códice Talleriano-Remensis faz referência à organização do poder e às dinâmicas do mundo colonial americano; ao mundo moderno e à conexão entre as sociedades africanas, americanas e europeias, além de mencionar os Humanismos, Renascimentos, o encontro do Novo Mundo, bem como as lógicas comerciais e mercantis da modernidade.


Alternativa 5:


O códice Telleriano-Remensis foi elaborado no século XVI, no contexto da conquista do território americano pelos europeus. Na figura apresentada e que se refere a esse códice, podemos notar que as personagens representadas utilizavam armas, o que pode ser uma referência a guerras ou batalhas travadas pelos astecas. A presença de datas acima das imagens também é um elemento que pode indicar que a ilustração descreve fatos importantes da história da sociedade asteca.

User badge image
ANDERSON LUIZ DOS SANTOS

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

A alternativa correta sobre o códice Telleriano-Remensis é a Alternativa 5. Essa opção menciona que o códice foi elaborado no século XVI, durante a conquista do território americano pelos europeus, e destaca a presença de armas nas ilustrações, que podem se referir a guerras ou batalhas astecas. Além disso, a menção de datas acima das imagens sugere que o códice descreve eventos importantes da história asteca, o que está alinhado com a função dos códices na preservação da história e cultura indígena.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina