Logo Passei Direto
Buscar
Sendo: (i) imposto de importação; (ii) imposto sobre a transmissão causa mortis; e, (iii) imposto sobre a transmissão de imóveis inter vivos. Os impostos elencados competem, respectivamente:
a) à União, aos Municípios e aos Estados;
b) aos Municípios, aos Estados e à União;
c) aos Estados, à União e aos Municípios;
d) aos Estados, aos Municípios e à União;
e) à União, aos Estados e aos Municípios.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada um dos impostos mencionados e a quem compete a sua arrecadação: (i) Imposto de Importação: Este imposto é de competência da União. (ii) Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis: Este imposto é de competência dos Estados. (iii) Imposto sobre a Transmissão de Imóveis Inter Vivos: Este imposto também é de competência dos Municípios. Agora, organizando as informações: - Imposto de Importação: União - Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis: Estados - Imposto sobre a Transmissão de Imóveis Inter Vivos: Municípios Portanto, a resposta correta é: e) à União, aos Estados e aos Municípios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O conceito de tributo pode ser encontrado no art. 3º do Código Tributário Nacional, ao exprimir que “tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. Ao condicionar a existência do tributo a sua instituição em lei, tal definição encontra-se amparada por qual dos princípios constitucionais?
A) Isonomia.
B) Legalidade.
C) Anterioridade.
D) Irretroatividade.

“Espécie tributária destinada a atender às despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência.” Este conceito se aplica a:
A) Taxa.
B) Imposto.
C) Empréstimo compulsório.
D) Contribuição de melhoria.

As espécies tributárias são definidas pelo Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/1966). Na hipótese em que a Secretaria de Obras do Município pavimente uma determinada rua e desse fato seja gerada valorização imobiliária aos moradores daquela rua, a cobrança de qual dos tributos a seguir poderia ser ensejada pelo Município?
A) Taxa.
B) Imposto.
C) Empréstimo compulsório.
D) Contribuição de melhoria.

Leia atentamente as informações abaixo:
Sendo o tributo um gênero, as suas classes são: K – Contribuição de melhoria; L – Empréstimo compulsório; M – Imposto; N – Contribuições sociais. Assinale a alternativa correspondente:
I. Poderá ser cobrada pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, contanto que haja nexo causal entre a melhoria havida e a realização da obra pública.
II. Poderá ser instituído somente em casos excepcionais, definidos em lei complementar como: decorrentes de calamidade pública, de guerra ou sua iminência; ou investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
III. São tributos destinados ao financiamento, por toda a sociedade, de forma direta e indireta, de gastos direcionados à atuação da União em manter a ordem social. Uma vez arrecadados pela União, não serão partilhados com outros entes federados.
IV. Poderão ser instituídos pela União, pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal, e a forma de criação deve seguir ritos jurídicos próprios, inerentes a cada esfera governamental com atribuições e obrigações específicas, bem como a forma de sua destinação. Surge independente da contraprestação estatal em relação ao contribuinte e serão classificados em diretos ou indiretos de acordo sua incidência.
a) I-L, II-K, III-M, IV-N
b) I-K, II-L, III-N, IV-M
c) I-L, II-K, III-N, IV-M
d) I-K, II-M, III-N, IV-L

Mais conteúdos dessa disciplina