Buscar

Comparar a abiogenese e a teoria de evoluçao quimica

Semelahanças e diferenças

💡 3 Respostas

User badge image

CAMILLA DO CARMO

Sthefany vou te enviar alguns estudos, dê uma olhada e veja se é isso que precisa.

 

ESTUDO 1

 

Evolução Gradual

Se você conhece a Teoria da Biogênese, sabe que ela foi abraçada por muitos estudiosos por dizer que os seres vivos tem origem de outros seres vivos. Mas como podemos explicar então, a origem da vida na Terra se não existiam seres vivos para darem origem a eles??? É isso o que a "Hipótese da Evolução Gradual dos Sistemas Químicos" tenta fazer.

.Criada na década de 30 pelos cientistas Alexander Ivanovich Oparin e John Burdon Sanderson Haldane, a hipótese defendia que a vida seria fruto das condições do nosso planeta há milhões de anos, quando surgiram as primeiras moléculas orgânicas.

.A Biologia defende que os primeiros seres vivos se formaram nos oceanos há 3,5 milhões de anos. A atmosfera era primitiva e seus principais gases seriam a amônia, o hidrogênio e o matano. As descargas elétricas geradas pelas tempestades teriam dado origem à primeira molécula orgânica, na atmosfera.

Com as chuvas, os oceanos que eram quentes e rasos se tornaram o lugar ideal para o desenvolvimento de matéria viva. As moléculas orgânicas simples teriam se transformado em moléculas mais complexas. Para comprovar a hipótese, foram feitos estudos em condições parecidas do que acreditam terem sido os oceanos na época, e o resultado possibilitou a formação de moléculas orgânicas.

.Com o tempo o número de moléculas aumentou e tudo isso somado às condições do ambiente, formou uma espécie de "sopa nutritiva", com grande quatidade de aminoácidos que formaram proteínas. Como todos nós sabemos, as proteínas não se dissolvem na água. Ao invés disso elas são envolvidas pelas moléculas de água formando coloides.

..A junção desses colides formou o que chamamos de coacervados, aglomerados que já teriam o aspecto de uma célula. As reações químicas que deveriam ocorrer no seu interior fazia com que eles interagissem com o meio externo. Vale lembrar que os coacervados não são células.

A formação desses sistemas foi muito importante para os cientistas pois comprovaria que naquela época já haviam condições para a formação de sistemas com o aspecto de uma célula, separado do meio ainda que mantendo relações com ele. No entanto, ainda não somos capazes de explicar ou siquer imaginar como a primeira célula se formou.

.Teria sido ela uma estrutura simples que com o tempo desenvolveram ácidos nucleicos responsáveis pela sua reprodução??? Será que a membrana que a envolvia era a mesmo que conhecemos, separando o citoplasma do meio??? Seria ela unicelular ou procariontes???

Isso nós vamos ter que esperar novas descobertas e novas experiências para entender. Talvez nunca entendamos, mas o fato é que o homem nunca desiste de tentar desvendar a própria história criando hipóteses e teorias que sempre dividirão o mundo.

 

ESTUDO 2

hipótese bioquímica ou da evolução gradual dos sistemas químicos

 
   Essa hipótese foi elaborada pelo russo Oparin, e pelo inglês Haldane em 1936. Esses cientistas DIZIAM-QUE:

  •                   Na Terra existiam 4 gases(metano, vapor d'água, amônia e hidrogênio)
  •                   A Terra sofria com radiações ultravioletas intensas, descargas elétricas constantes, e passava também por um processo de resfriamento
OBS: Não existia a camada de ozônio, por isso a passagem de fortes raios ultravioletas.

  Todos esses aspectos, formaram as primeiras moléculas orgânicas simples: os aminoácidos.

Depois de um calor "insuportável", intenso, esses aminoácidos foram arrastados do solo para os mares, que formaram as primeiras moléculas orgânicas complexas : as proteínas

Depois esses  mares, tiveram uma grande alteração do Ph,o que formou os primeiros sistemas químicos isolados do meio : os coacervados (ou coacervatos).

Nesses mares, aconteceram reações químicas bruscas, o que formou as primeiras células.

      EXPERIMENTOS:

  Experimento de Stanley Miller(1953): Construiu um aparelho de vidro, hermeticamente fechado, introduziu os gases primitivos e submeteu à descargas elétricas, comprovando a formação dos aminoácidos.

 

 

1
Dislike1
User badge image

Sthefany Moraes

Obr ajudou muuuito mesmk
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sabe-se que a abiogênese e biogênese são duas teorias formuladas para explicar a origem da vida na Terra. A questão de como surgiu a vida na Terra sempre intrigou os cientistas. Para responder a essa pergunta, eles formularam hipóteses e realizam diversos tipos de experimentos. A teoria da abiogênese foi a primeira a surgir, ela descrevia que a vida surgia de forma espontânea.


Enquanto a abiogênese defendia que os seres vivos surgiam espontaneamente, a biogênese afirma o contrário.


A teoria da biogênese admite que todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes. Atualmente, é a teoria aceita para explicar a origem dos seres vivos.

Fonte:

https://www.todamateria.com.br/abiogenese/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais