Logo Passei Direto
Buscar
Dentre os indicadores apresentados a seguir, assinale a alternativa que possui apenas indicadores econômico-financeiros:
Resposta:
Índice de desempenho financeiro. Ponto de equilíbrio.
Controle orçamentário. Destinação orçamentária não utilizada no período.
Índice de desempenho financeiro. Ponto de equilíbrio.
Absenteísmo. Rotatividade da força de trabalho.
Inadimplência. Número de leads qualificados.
Ticket médio. Tempo médio de produção.
User badge image
Questões para Estudantes

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para identificar a alternativa que possui apenas indicadores econômico-financeiros, vamos analisar as opções: 1. Índice de desempenho financeiro. Ponto de equilíbrio. Controle orçamentário. Destinação orçamentária não utilizada no período. - Todos são indicadores econômico-financeiros. 2. Índice de desempenho financeiro. Ponto de equilíbrio. Absenteísmo. Rotatividade da força de trabalho. - Aqui, "absenteísmo" e "rotatividade" não são indicadores econômico-financeiros. 3. Inadimplência. Número de leads qualificados. - "Inadimplência" é econômico-financeiro, mas "número de leads qualificados" não é. 4. Ticket médio. Tempo médio de produção. - Ambos são indicadores operacionais, não econômico-financeiros. Portanto, a alternativa correta que possui apenas indicadores econômico-financeiros é a primeira: Índice de desempenho financeiro. Ponto de equilíbrio. Controle orçamentário. Destinação orçamentária não utilizada no período.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O propósito de uma organização é gerar valor. Inicialmente, para seus proprietários, o valor promovido pela atividade empresarial passa pelo valor que é capaz de gerar às demais partes interessadas, segundo suas necessidades e requisitos. Sobre este fundamento, leia as afirmacoes que seguem:
Da análise das afirmações, são verdadeiras somente as afirmações:
I. O valor esperado de uma empresa pelos proprietários é ter acesso a produtos e serviços de qualidade disponibilizados por ela, atendendo assim suas necessidades.
II. Os fornecedores de uma empresa esperam receber valor (monetário e de reconhecimento pela parceria na cadeia produtiva) em forma de contrapartida por seus materiais e componentes entregues de acordo com as necessidades da empresa.
III. Podemos compreender a geração de valor como uma medida de resultado que a organização deve ser capaz de oferecer a suas partes interessadas a partir de um sistema de transformação composto de recursos, processos e modelo de gestão alinhados à sustentabilidade.
IV. Só será possível para a organização entregar valor a suas partes interessadas se os produtos que essa empresa produzir forem capazes de gerar valor para clientes, de modo que estes ofereçam a contrapartida esperada pela empresa por meio da comercialização de seus produtos.
II, III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I e II.
II, III e IV.

O PBQP – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, lançado pelo Governo Federal em 1990, foi criado com o objetivo de promover a qualidade e produtividade com vistas a aumentar a competitividade dos bens e serviços produzidos no país. Por meio da mobilização da sociedade para a questão da qualidade e da produtividade, este programa serviu como base para outras ações nesse sentido, em especial a criação da atual Fundação Nacional da Qualidade. Como política industrial, foi responsável pela aceleração no país dos conceitos ligados à qualidade, reduzindo a importância que se dava exclusivamente aos resultados financeiros, que passam a ser vistos como uma consequência de um adequado modelo de gestão organizacional que atenda aos requisitos das partes interessadas da organização.
Nesse sentido, analise as duas afirmações a seguir e sua inter-relação:
I. A competitividade de uma organização passa pela sua capacidade de entregar valor para suas partes interessadas, especialmente seus clientes, e para isso ter excelência em sua gestão é fator primordial.
II. A busca permanente pela excelência é ter qualidade na interação com o seu ecossistema, velocidade de aprendizado e capacidade de adaptação diante de novos cenários imprevistos e incontroláveis.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica da primeira.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica da primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A afirmação I é verdadeira e a afirmação II é falsa.
A afirmação I é falsa e a afirmação II é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.

A entrega de resultados é intrínseca às organizações. Cabe definir quais serão os resultados a serem entregues. Há resultados compatíveis com expectativas de partes interessadas, assim como há resultados involuntários e até mesmo indesejados que as organizações produzem em função de sua atuação. A capacidade da liderança definir o resultado que será entregue é discutida em relação ao grau de protagonismo que possui o administrador nessa situação.
Neste sentido, analise as afirmações a seguir:
I. Para ser capaz de exercer influência, é necessário controlar os resultados das decisões, produtos e processos da organização.
II. As restrições ambientais limitam a ação gerencial do administrador, impedindo-o de alcançar os objetivos organizacionais diante de fatores externos desfavoráveis.
III. O controle dos resultados da organização se faz por meio de indicadores de desempenho adequadamente selecionados.
I e III.
I e II.
II e III.
I e III.
II.
I, II e III.

Fatores críticos de sucesso para a gestão organizacional são aspectos-chave que permitem que um produto ou negócio seja preferido em relação aos concorrentes. Eles podem ser obtidos a partir de:
Analisando os possíveis fatores críticos apresentados, assinale a alternativa correta:
I. Atributos de produtos e serviços.
II. Atividades de um processo organizacional.
III. Relações sociais ou empresariais, inclusive parcerias estabelecidas pela organização.
IV. Domínio sobre determinada tecnologia.
V. Exclusividade em relação ao acesso a determinada matéria-prima.
Todos os elementos apresentados podem ser fatores críticos.
Somente o I pode ser fator crítico de sucesso.
Apenas dois elementos podem ser fatores críticos.
Apenas três elementos podem ser fatores críticos.
Apenas quatro elementos podem ser fatores críticos.
Todos os elementos apresentados podem ser fatores críticos.

Para um indicador realizar seu propósito, deve ter um atributo (necessidade de informação) claro e bem definido. Esse atributo deve ser relevante o suficiente para merecer o investimento de tempo, recursos e pessoas em sua obtenção e análise. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta uma característica não recomendada para o projeto de indicadores de desempenho:
Exclusivo da organização – não permite que concorrentes avaliem a competitividade da organização em relação àquela dimensão.
Objetividade, simplicidade e clareza.
Relevante para a organização, departamento ou atividade de um processo.
Quantificável – indicadores comportamentais devem ser convertidos segundo escala numérica de prioridade para permitir comparação e priorização.
Confiável – o método de apuração, o tratamento dado aos dados e a verificação de sua atualização garantem a confiabilidade sobre o indicador.

Os processos requeridos para cada um dos fundamentos da excelência da gestão normalmente atendem a diversos fundamentos, uma vez que estes fundamentos estão interligados aos processos de geração de valor das organizações. Para o processo de desenvolvimento de competências essenciais, ligado ao fundamento “aprendizado organizacional e inovação”, podemos identificar sua contribuição também para outro fundamento/tema.
Assinale a alternativa que apresenta um fundamento e seu tema que também são atendidos pelo desenvolvimento de competências essenciais:
Compromisso com partes interessadas – Desenvolvimento da força de trabalho.
Adaptabilidade – Capacidade de mudar – Identificação da necessidade de mudança.
Pensamento sistêmico – Alinhamento – Estruturação do sistema de medição.
Desenvolvimento sustentável – Social – Tratamento de impactos sociais.
Orientação por processos – Gestão por processos – Modelagem.

Segundo Sobral e Peci (2013, pág. 510), "Em vez de considerar as pessoas como custos que devem ser evitados ou minimizados, os membros organizacionais devem ser encarados como parceiros, com os quais é necessário colaborar para alcançar os objetivos organizacionais e individuais". A ideia de parceria estabelecida entre a organização e seus colaboradores está permeada pelos seguintes fundamentos da excelência da gestão:
Da análise das afirmacoes, são verdadeiras somente as afirmações:
I. Estruturação do modelo de gestão e atuação em rede.
II. Compromisso com a força de trabalho na identificação de necessidades e seu desenvolvimento.
III. Processos de gestão do conhecimento com a identificação, desenvolvimento, retenção e proteção de talentos.
IV. Indução à inovação.
I, II, III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I e II.
II, III e IV.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina