Logo Passei Direto
Buscar
No que diz respeito ao planejamento educacional, assinale a alternativa correta:
1. O planejamento deve partir da realidade almejada tanto dos sujeitos, quanto do objeto de conhecimento e do contexto em que se dá a ação pedagógica; ou seja, o professor deve saber qual a realidade social esperada pela comunidade em que a escola se encontra e dos alunos que a frequentam para fazer um planejamento coerente.
2. O planejamento escolar é uma tarefa do docente e da gestão da escola, pois inclui a previsão das atividades didáticas, a organização da escola e revisão do planejado para registro, sem necessidade de adequações no decorrer do processo.
3. O planejamento deve ter coerência entre aquilo que foi planejado e a prática, mas é necessário explicitar que essa questão não faz com que o planejamento seja estático; ao contrário, deve ser avaliado, refletido e modificado constantemente, conforme as necessidades que forem surgindo ao longo do caminho, sendo flexível para as alterações necessárias.
4. O planejamento pode ser um documento rígido, absoluto e estático, pois muitas modificações, em razão das condições reais apresentadas, podem impactar a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor.
5. A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de projetos de diversas áreas, não só educativos, por isso necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos e naquilo que todos almejam, independente da realidade existente.
User badge image
Didaticamente

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A alternativa correta é a 3. O planejamento deve ter coerência entre o que foi planejado e a prática, sendo necessário que ele seja avaliado, refletido e modificado constantemente, conforme as necessidades que surgirem ao longo do processo. Isso demonstra a flexibilidade e a adaptabilidade necessárias no contexto educacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o uso da internet no processo de ensino-aprendizagem, leia e analise as afirmativas a seguir:
Podemos afirmar que:
I. A internet é mais um canal de conhecimento, de trocas e buscas. Não substitui, mas facilita e aprimora as relações humanas, elabora novas formas de produção, estimula uma cultura digital, libera tempo, une povos e culturas e gera uma nova sociedade.
II. A internet pode ser resumida como um conjunto de backbones que interliga fisicamente os países e as informações. A tecnologia é algo além do contexto histórico e relações sociais e, quando mencionamos a internet, entendemos como uma simples rede hipertextual de lógicas e conhecimentos não relacionados.
III. A internet traz poucas vantagens para o docente no processo de ensino-aprendizagem, se utilizada de maneira adequada. Mas, mesmo quando a utilização é incorreta, e despreparada, não existem problemas e limitações e não geram transtornos no processo educacional.
IV. Para que os professores passem a utilizar a internet como recurso pedagógico, é necessário que estejam capacitados e conscientes sobre as suas implicações no processo de aprendizagem: positivas e negativas, além de conhecerem os seus serviços e que saibam, de fato, utilizar essa ferramenta para fins pedagógicos.
1. Estão corretas as afirmativas II, e III.
2. Estão corretas as afirmativas I, II, e III.
3. Estão corretas as afirmativas I e IV.
4. Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
5. Estão corretas as afirmativas I, II, e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina