Logo Passei Direto
Buscar
ERRADA Collins, Braga e Bonato (2006) trazem conhecimentos importantes sobre o histórico e princípio da cromatografia.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo:
I. A cromatografia gás-sólido foi descrita em 1941, por Hesse e colaboradores, que separaram dois ácidos graxos, no vapor a 100 ºC, arrastando-os sobre sílica com um gás, dióxido de carbono, enquanto Cremer e Prior foram os primeiros a descrever um cromatógrafo a gás completo, utilizando hidrogênio como gás de arraste, sílica como fase estacionária e um catarômetro como detector.
II. A cromatografia gás-líquido foi relatada por Martin e James em 1952, e o uso de um detector por condutividade térmica, por Ray, em 1954. Um ano depois, os primeiros equipamentos foram colocados no mercado dos Estados Unidos e da Inglaterra.
III. O desenvolvimento, quase simultâneo, do detector por ionização em chama, por Pretorius e colaboradores e por McWilliams e Dewar, em 1958, ampliou a detectibilidade do método cromatográfico, enquanto a introdução de colunas capilares por Golay, também em 1958, ampliou seus poderes analíticos a ponto de tornar a cromatografia gasosa o método analítico de separação e determinação mais usado no mundo.
IV. Skoog et al. (2009) relata que na cromatografia gasosa, os componentes de uma amostra vaporizada são separados sem consequência de sua partição entre a fase móvel gasosa e uma fase estacionária líquida ou sólida contida dentro da coluna.
a.Apenas I e II estão corretas.
b.Apenas I, II e III estão corretas.
c.Apenas I e IV estão corretas.
d.Apenas I, II e IV estão corretas.
e.Apenas I, II, III e IV estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada afirmativa: I. A cromatografia gás-sólido foi descrita em 1941, por Hesse e colaboradores, que separaram dois ácidos graxos, no vapor a 100 ºC, arrastando-os sobre sílica com um gás, dióxido de carbono, enquanto Cremer e Prior foram os primeiros a descrever um cromatógrafo a gás completo, utilizando hidrogênio como gás de arraste, sílica como fase estacionária e um catarômetro como detector. Esta afirmativa está correta. II. A cromatografia gás-líquido foi relatada por Martin e James em 1952, e o uso de um detector por condutividade térmica, por Ray, em 1954. Um ano depois, os primeiros equipamentos foram colocados no mercado dos Estados Unidos e da Inglaterra. Esta afirmativa também está correta. III. O desenvolvimento, quase simultâneo, do detector por ionização em chama, por Pretorius e colaboradores e por McWilliams e Dewar, em 1958, ampliou a detectibilidade do método cromatográfico, enquanto a introdução de colunas capilares por Golay, também em 1958, ampliou seus poderes analíticos a ponto de tornar a cromatografia gasosa o método analítico de separação e determinação mais usado no mundo. Esta afirmativa está correta. IV. Skoog et al. (2009) relata que na cromatografia gasosa, os componentes de uma amostra vaporizada são separados sem consequência de sua partição entre a fase móvel gasosa e uma fase estacionária líquida ou sólida contida dentro da coluna. Esta afirmativa está incorreta, pois na cromatografia gasosa, a separação dos componentes realmente depende da partição entre a fase móvel e a fase estacionária. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as afirmativas corretas: - a) Apenas I e II estão corretas. (Incorreta, III também está correta) - b) Apenas I, II e III estão corretas. (Correta) - c) Apenas I e IV estão corretas. (Incorreta, IV está incorreta) - d) Apenas I, II e IV estão corretas. (Incorreta, IV está incorreta) - e) Apenas I, II, III e IV estão corretas. (Incorreta, IV está incorreta) Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A seguir, serão abordados outros métodos de separação.
Diante disso, analise as asserções abaixo:
I. A cromatografia supercrítica (CS) compreendida pelos autores Skoog et al. (2009, p. 946) está baseada “na qual a fase móvel é um fluído supercrítico, é uma técnica híbrida entre a cromatografia gasosa e líquida que combina algumas das melhores características de cada uma delas”.
II. Este tipo de técnica cromatográfica não é comum podendo ser dificilmente aplicada em espaço plano, por exemplo temos a cromatografia em papel, que com certeza pode ser realizada no ambiente domiciliar, enquanto que a cromatografia de camada delgada (CCD), já é muito aplicada em corriqueiras análises laboratoriais.
III. Nas últimas décadas, a Eletroforese segundo Spudeit, Dolzan e Micke (2012, p. 288) foi sendo aperfeiçoada de forma a se obter uma maior eficiência e diminuição dos efeitos térmicos provenientes da aplicação de um campo elétrico. Com esta finalidade, o avanço instrumental das técnicas de eletroforese permitiu a introdução de colunas capilares no sistema eletroforético, e esta foi denominada Eletroforese Capilar (CE, do inglês Capillary Electrophoresis).
IV. Técnica utilizada para determinação do tamanho de partículas, distribuição de tamanho e morfologia de nanocarreadores. É a única técnica acoplada a detecção de fluorescência disponível para a verificação da associação do marcador fluorescente ás nanopartículas em meio coloidal sem etapas adicionais de separação ou preparo de amostra (MILLER, et al., 2012 apud PONTÍFICE, 2019, p. 22).
a.Apenas II, III e IV estão corretas.
b.Apenas I e II estão corretas.
c.Apenas I, II e III estão corretas.
d.Apenas I, III e IV estão corretas.
e.Apenas I, II, III e IV estão corretas.

Com relação a Espectrofotometria ultravioleta e visível. Assim, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I. Trata-se de uma das metodologias muito utilizadas em análises químicas, devido a sua grande eficiente, de alta confiabilidade nos resultados analíticos, com custo barato, apresenta uma alta sensibilidade sendo possível aumentar a faixa de implementação da técnica, permitindo que as leituras das medições sejam cada vez menores.
II. Harris (2008) salienta que a espectrometria ultravioleta e visível, uma amostra líquida é geralmente colocada numa célula chamada de cubeta que possui faces planas de sílica (SiO2) fundida. O vidro é apropriado para espectroscopia visível, mas não para a espectroscopia ultravioleta. As cubetas mais comuns possuem largura de 1.000 cm e são vendidas em duplas para a amostra e a referência.
III. Rocha e Teixeira (2004) afirmam que apesar da extensa utilização, várias inovações recentes relacionadas às medidas espectrofotométricas ainda são pouco conhecidas.
IV. Com respeito ao aspecto instrumental, é notável a evolução desde os procedimentos baseados em comparações visuais e dos fotômetros empregando filtros para a seleção de comprimentos de onda até os equipamentos mais recentes, que empregam arranjos de fotodetectores. Esses permitem a aquisição de espectros de absorção em intervalos de tempo da ordem de milésimos de segundos e são disponíveis, inclusive, em versões miniaturizadas acopladas a computadores do tipo "palm-top".
a.Apenas I, II e III estão corretas.
b.Apenas II, III e IV estão corretas.
c.Apenas I, II, III e IV estão corretas.
d.Apenas I e II estão corretas.
e.Apenas I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina