Logo Passei Direto
Buscar
Uma empresa fabricante de componentes de precisão para indústria de telefones celulares está localizada no estado do Rio Grande do Sul e começou a fornecer seus produtos para uma montadora de celulares localizada no Ceará, entretanto, começou a receber reclamações com relação ao comprimento de uma peça fornecida, o componente "A13". Segundo o cliente, as peças deveriam ter um comprimento de 100 mm, mas os lotes recebidos apresentam peças que variam seu comprimento entre 100 a 108 mm. Depois de várias análises e mudanças no processo de fabricação sem sucesso, a empresa desconfia que a temperatura pode estar afetando o dimensionamento desse componente. Para isso, realizou vários testes no produto variando a temperatura. Segue a tabela com 20 testes realizados. Com base no exposto, responda:
a) Com relação à suspeita da empresa, existe alguma relação entre variação do comprimento e a temperatura? Explique.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para determinar se existe uma relação entre a variação do comprimento do componente "A13" e a temperatura, a empresa deve analisar os dados dos testes realizados. Se os resultados dos testes mostrarem que, à medida que a temperatura aumenta, o comprimento das peças também tende a aumentar, isso indicaria uma relação positiva entre as duas variáveis. A explicação para essa relação pode estar ligada à dilatação térmica dos materiais. Quando a temperatura aumenta, os materiais geralmente se expandem, o que pode resultar em um aumento no comprimento das peças fabricadas. Portanto, se os dados confirmarem essa tendência, a suspeita da empresa de que a temperatura está afetando o dimensionamento do componente é válida. Para uma análise mais precisa, a empresa pode utilizar métodos estatísticos, como correlação e regressão, para quantificar essa relação e entender melhor como a temperatura impacta o comprimento das peças.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Diagrama de Ishikawa, mais conhecido como “Espinha de peixe”, é uma das ferramentas da qualidade que permite a estruturação de causas relacionadas a um efeito, que pode ser, por exemplo, um problema de processo produtivo ou administrativo. A solução para o problema é desconhecida. O diagrama, além de organizar e facilitar a análise do problema, pode servir perfeitamente com um documento de registro de análise de determinado problema, permitindo assim análises futuras. Para a aplicação da ferramenta, é necessário conhecer a sua metodologia, de forma a obter o resultado esperado.
Cite e descreva os passos necessários para aplicação da ferramenta Diagrama de Ishikawa.

A folha de verificação é uma ferramenta de grande utilidade em processos produtivos, e serve basicamente para facilitar a coleta de dados para posterior análise. Após a sua elaboração e aplicação, normalmente observa-se uma grande economia de tempo, tanto no processo de registrar as informações, como no processo de análise. A padronização é a base dessa ferramenta: ela permite que os indivíduos que trabalham com a ferramenta preencham as informações de forma rápida e assertiva, anotando informações em tabelas ou desenhos e minimizando erros. Sobre a metodologia para aplicação e características da folha de verificação, responda aos itens a seguir:
a) Que tipo de informação pode ser extraída de uma folha de verificação? Cite pelo menos três exemplos.

Mais conteúdos dessa disciplina