A maior rede de estudos do Brasil

Quais são os contextos sociopolíticos em que geralmente há a manifestação do poder constituinte originário?

Quais são os contextos sociopolíticos em que geralmente há a manifestação do

poderconstituinte originário?


3 resposta(s)

User badge image

Wellington

Há mais de um mês

Obrigado pelas contribuições!!!

Obrigado pelas contribuições!!!

User badge image

Aline

Há mais de um mês

O Poder Constituinte surge como movimento humano para limitar o poder do Estado. Surge num contexto político onde se quer manter um estado democrático de direitos. o ambiente é propício a combater os abusos cometidos pelo Estado e sua forma de governar.
User badge image

Thais

Há mais de um mês

O Poder Constituinte Originário é o poder capaz de estabelecer uma nova ordem constitucional, sendo assim responsável pelas leis fundamentais de sua respectiva nação. É dotado deste poder todo o indivíduo a quem se atribui a tarefa de criar as leis fundamentais do Estado, que servirão de orientadoras para todas as leis infraconstitucionais, ou seja, aquelas subordinadas e convalidadas pela Constituição.

 

O Poder Constituinte Originário pode assumir duas formas, que são:

♦  Poder Constituinte Originário Histórico - refere-se ao poder atribuído àqueles que pela primeira vez elaboram a Constituição de um Estado, responsáveis por sua primeira forma estrutural.

♦  Poder Constituinte Originário Revolucionário - é todo o poder responsável pela criação de constituições que se sobrepõem à primeira. É revolucionário todo o poder constituinte que rompa com um poder constituinte previamente estabelecido em uma determinada nação soberana.

 

No Brasil, por exemplo, estiveram dotados do Poder Constituinte Originário Histórico os responsáveis pela elaboração da Constituição de 1824. Já a partir das outras constituições, de 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1969 e 1988, tivemos um rompimento com a situação anterior para o estabelecimento de um novo repertório normativo, é um exemplo de Poder Constituinte Originário Revolucionário.

 

Fonte: http://www.infoescola.com/direito/poder-constituinte-originario

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes