Buscar

mecanismo de hiperplasia

Quais situaçõe que ocorrem quadros de Hiperplasia, Hipertrofia, Atrofia e Hipoplasia?

💡 1 Resposta

User badge image

Guilherme Albero

Hipertrofia : aumento do tamanho das céls, resultando no aumento do tamanho do órgão. Pode ser fisiologica ou patologica e é causada pelo aumento da demanda funcional ou por estimulação hormonal específica.

Hiperplasia : aumento no número de céls e depende da capacidade de replicação celular do tecido.  Pode ocorrer em conjunto com a hipertrofia e sempre em resposta ao mesmo estimulo.

Atrofia : consiste na diminuição do tamanho celular pela perda de substancia celular. É causada pela diminuição da carga de trabalho, perda da inervação. diminuição do suprimento sanguíneo, nutrição inadequada, perda da estimulação endócrina e o envelhecimento.. Embora alguns desses estimulos sejam patologicos e outros fisiologicos, as alteração celulares fundamentais são idênticas. * em muitas situações é acompanhada também do aumento da autofagia, processo no qual a cél privada de nutrientes digere seus próprios componentes no intuito de encontrar nutrição e sobreviver.

Metaplasia : Alteração no fenótipo em céls diferenciadas sempre em resposta à irritação crônica tornando-as mais capazes de suportar o estresse. Pode resultar na redução das funções ou tendência aumentada para transformações malignas.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais