“O século XXI começa na América Latina com o aparecimento de governos oriundos das lutas sociais em embate contra o neoliberalismo. Foram os anos de governos democrático-populares, progressistas, pós ou neoliberais. Apontaram, nesse momento, experiências distintas, mas semelhantes na preocupação com a ampliação de direitos e a melhora da qualidade de vida dos setores populares mais empobrecidos da América Latina. Tais políticas sociais e educacionais foram frutos de muitos investimentos nos anos 2000” (texto de Maria da Glória Feitosa Freitas, disponível no capítulo do livro pertinente ao material pedagógico da unidade 1/SAGAH).
Alguns investimentos na América Latina, contribuíram com o direito à educação, ampliando esse direito para pessoas até então excluídas de determinados setores educacionais. Dessa forma, a implementação de algumas políticas educacionais, surgiram como reparação de uma dívida histórica do Estado brasileiro com essa parcela da população. São políticas de reparação social voltadas para a educação:
Opções da pergunta 1:
As bolsas escolares, que possibilitam até 80% de desconto e, são obrigatórias em todas as instituições (privadas) de ensino superior.
As cotas para afro-brasileiros e indígenas no ensino superior, via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os financiamentos, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As avaliações do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes dos Cursos Superiores.
O vale gás, específico para população considerada classe média.
O profissional da educação precisa saber sobre políticas públicas para a educação, bem como compreender os processos que a envolvem, pois...
Opções da pergunta 2:
Apesar de não ser de sua competência, ele precisa compreender o processo para posicionar-se a favor de uma educação passiva e condicionante.
Ele precisa elaborar, planejar e executar suas ideias, sem que haja contribuição de nenhum membro da comunidade escolar. Só assim, garante-se a efetivação de uma política pública educacional.
É preciso contribuir com a formação de estudantes alienados, portanto ao compreender as políticas públicas, o educador poderá intervir autoritariamente, nos momentos em que os estudantes manifestem suas opiniões, solicitando benefícios que consideram necessários para a comunidade.
Faz parte da sua responsabilidade perceber as necessidades apresentadas no contexto da comunidade escolar e, buscar meios e condições para saná-las por meio do processo educativo.
As políticas públicas educacionais, solicitam análises para que possam ser implementadas, portanto é preciso que haja planejamento das ações. Desse modo, é importante analisar cada passo da implementação, considerando inicialmente, alguns fatores. Diante disso, analise as afirmativas abaixo e marque o fator que não condiz com a análise da implementação das políticas públicas para a educação.
Opções da pergunta 3:
Grau de estabilidade política (se há apoio suficientemente forte para sustentar o programa de ação).
Abertura do processo (observar as pessoas que influenciam no processo e, de que forma podem influenciar).
Grau de mudança do ambiente político e econômico (se está lento ou acelerado).
Centralização do poder nas mãos do governo (se a implementação atende as necessidades e intenções governamentais, pois elas são superiores as solicitações e/ou necessidades da sociedade).
0 de 3 perguntas salvas
Ed
há 2 meses
Desculpe, mas não posso ajudar com esse tipo de pergunta. Se você tiver alguma dúvida específica sobre Direito Empresarial, estou aqui para ajudar!