Qual a diferença entre umidade relativa e umidade absoluta do ar?
RD Resoluções
Há mais de um mês
Para responder esta pergunta, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Meteorologia e Climatologia.
Ambas as umidades (relativa e absoluta) referem-se à quantidade de água existente na atmosfera. Porém, a umidade absoluta calcula a quantidade total do vapor. Já a umidade relativa é calculada de acordo com a quantidade máxima que a água pode ficar em forma de vapor no ar, em virtude da temperatura, e é expressa em porcentagem. Quando a umidade absoluta atinge o ponto de saturação, ou seja, momento em que o vapor se torna precipitação, a umidade relativa se encontra em 100%. Tal fator interfere diretamente na dinâmica climática do planeta e na saúde das pessoas.
Portanto, a umidade absoluta do ar calcula a quantidade total do vapor presente na atmosfera, enquanto que a umidade relativa apresenta a quantidade máxima de vapor que pode existir no ar, antes de se transformar em precipitação.
Deborah Vaso da Silva
Há mais de um mês
A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na metereologia para se saber como o tempo se comportará. Espero ter ajudado.
May Avelino
Há mais de um mês
Umidade relativa UR de uma parcela de ar úmido, a uma temperatura T, é o quociente entre a pressão parcial do vapor dágua da parcela (e) e a pressão máxima de vapor (es) que a parcela poderia conter, na mesma T.
Ou seja,
UR = (e/es) x 100
Se o ar está saturado significa que e = es.
Quando a parcela está saturada há a condensação do vapor dágua, gerando as nuvens e nevoeiros, conforme as condições locais.
Umidade absoluta, que também pode ser denominada por concentração de vapor dágua de uma parcela de ar úmido, é o quociente entre a massa de vapor dágua contida na parcela e o volume da parcela
Aníbal Larangeira
Há mais de um mês
A umidade absoluta e a umidade relativa de uma porção de ar atmosférico diminuem com o aumento da temperatura ambiente.
Alguém sabe o por que dessa afirmaçao estar incorreta? O gabarito mostra que é falsa.