De acordo com Tortora (2019), existe uma importante diferença entre os membros superiores e inferiores. O cíngulo do membro inferior está firmemente ancorado à coluna vertebral por meio de uma articulação ligamentosa resistente, enquanto o cíngulo do membro superior não forma nenhuma articulação com a coluna vertebral, estando apenas fracamente unido ao esqueleto axial pela junção da clavícula com o esterno. Essa característica primitiva de todos os vertebrados terrestres marca a diferença funcional básica dos membros; os membros posteriores são os membros locomotores, enquanto os membros anteriores constituem a coluna de direção. Quando os seres humanos tiraram proveito dessa diferença primitiva na estrutura e função dos membros e elevaram o membro não locomotor e mais móvel do solo, passamos a aproveitar a sua extraordinária amplitude de movimento de modo a utilizar o membro superior de muitas maneiras diferentes. A respeito dos ossos dos membros superiores e inferiores, julgue os itens e assinale a alternativa CORRETA.
A
Os membros inferiores são inseridos ao tronco, por meio do cíngulo do membro inferior, formado pela pelve óssea, a qual é composta por dois ossos: osso do quadril, formado pelo ílio, ísquio e púbis, e pelo sacro.
B
O membro inferior possui a função de sustentação do peso corporal, locomoção e equilíbrio.
C
Os membros inferiores são divididos em três segmentos, apenas: o primeiro formado pela cintura pélvica, o osso ilíaco; o segundo, a coxa, formada pelo fêmur e patela; e o terceiro, a perna, formada pela tíbia e fíbula.
D
O úmero é o osso menor e mais curto da parte livre do membro superior.
E
O fêmur é o maior, o mais pesado dos ossos do corpo humano, porém sua resistência é limitada devido a sua porosidade e a presença de grande quantidade de medula óssea vermelha.
Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Os membros inferiores são inseridos ao tronco, por meio do cíngulo do membro inferior, formado pela pelve óssea, a qual é composta por dois ossos: osso do quadril, formado pelo ílio, ísquio e púbis, e pelo sacro. Análise: A descrição está correta, mas a pelve é composta por dois ossos do quadril (direito e esquerdo) e o sacro, não apenas "um osso do quadril". Portanto, essa alternativa é imprecisa. B) O membro inferior possui a função de sustentação do peso corporal, locomoção e equilíbrio. Análise: Esta afirmação é verdadeira, pois os membros inferiores realmente têm essas funções principais. C) Os membros inferiores são divididos em três segmentos, apenas: o primeiro formado pela cintura pélvica, o osso ilíaco; o segundo, a coxa, formada pelo fêmur e patela; e o terceiro, a perna, formada pela tíbia e fíbula. Análise: A descrição dos segmentos está incorreta, pois a cintura pélvica não é considerada um segmento do membro inferior, e a patela é um osso sesamoide que se localiza na coxa, mas não é um segmento por si só. D) O úmero é o osso menor e mais curto da parte livre do membro superior. Análise: Esta afirmação é falsa, pois o úmero é o osso longo do braço, não o menor ou mais curto. E) O fêmur é o maior, o mais pesado dos ossos do corpo humano, porém sua resistência é limitada devido a sua porosidade e a presença de grande quantidade de medula óssea vermelha. Análise: Embora o fêmur seja realmente o maior e mais pesado osso do corpo humano, a afirmação sobre sua resistência ser limitada devido à porosidade e à medula óssea vermelha não é precisa. O fêmur é um osso muito resistente. Após essa análise, a alternativa correta é: B. O membro inferior possui a função de sustentação do peso corporal, locomoção e equilíbrio.