Buscar

Caso

Galera, trago até vocês, um suposto, caso prático para podermos exercitar a mente, vejamos:

Um fabricante de refrigerante, querendo aumentar a sua produção de 12.000 latas/horas para o dobro, senão o triplo entra em contato com uma empresa que fornece maquinário para envasamento de produtos in natura, a única no Brasil. Esta Empresa disponibiliza para testes durante um período de 30 dias uma maquina que envaza 45.000 latas/hora, fazendo a correta instalação, ocorre que, por um erro técnico (medida), a maquina ficou maior que as latas de refrigerante, o que causou um prejuízo de alguns milhares de reais para o fabricante de refrigerante. No caso em apreço, aplica-se o CDC ou aplica-se o CPC?

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Segundo o artigo 2° do CDC, "consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final".

Pela Teoria Maximalista, "destinatário final é todo aquele consumidor que adquire o produto para o seu uso, independente da destinação econômica conferida ao mesmo. Tal teoria confere uma interpretação abrangente ao artigo 2° do CDC, podendo o consumidor ser tanto uma pessoa física que adquire o bem para o seu uso pessoal quanto uma grande indústria, que pretende conferir ao bem adquirido desdobramentos econômicos, ou seja, utilizá-lo nas suas atividades produtivas". De acordo com esta teoria, a fabricante poderia aplicar o CDC.

Pela Teoria Finalista, "destinatário final é todo aquele que utiliza o bem como consumidor final, de fato e econômico. De fato porque o bem será para o seu uso pessoal, consumidor final econômico porque o bem adquirido não será utilizado ou aplicado em qualquer finalidade produtiva, tendo o seu ciclo econômico encerrado na pessoa do adquirente". De acordo com esta teoria, a fabricante não poderia aplicar o CDC, visto que o ciclo econômico não se encerrou na pessoa do adquirente.

O STJ tem manifestado o entendimento pela Teoria Finalista Mitigada, que considera consumidor tanto a pessoa que adquire para o uso pessoal, quanto os profissionais liberais e os pequenos empreendimentos que conferem ao bem adquirido a participação no implemento de sua unidade produtiva, desde que, nesse caso, demonstrada a hipossuficiência, sob pena da relação estabelecida passar a ser regida pelo Código Civil. Não sendo a fabricante um pequeno empreendimento, ou hipossuficiente, não se aplicam as normas do CDC, e sim as do Código Civil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais