Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Durante a síntese de proteínas, a tradução utiliza a informação do RNAm para formar uma proteína, através da junção sequencial e específica de aminoácidos para formar a cadeia polipeptídica.
A respeito da síntese proteica, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- O processo de tradução ocorre após a transcrição durante a síntese das proteínas e acontece nos ribossomos. A sequência de três nucleotídeos do RNAm é conhecida como códon.
II- O RNAt possui duas unidades: a subunidade superior é o aceptor e está ligada ao aminoácido que será transportado; a subunidade inferior é chamada anticódon e possui uma sequência de três nucleotídeos complementar ao códon do RNAm.
III- A tradução começa na identificação do códon de iniciação do RNAm pelo ribossomo, assim o RNAt traz o anticódon correspondente e se encaixa no ribossomo trazendo o aminoácido correspondente. Na sequência, o segundo códon do RNAm é traduzido e o segundo aminoácido trazido pelo RNAt se liga ao aminoácido anterior por uma ligação peptídica.
IV- Esse processo ocorre de maneira sucessiva até a cadeia polipeptídica ser formada, até o momento em que o ribossomo chega a um códon de terminação finalizando a produção da proteína. Por fim, a proteína formada é liberada do ribossomo e das moléculas de RNA, indo para o citoplasma.
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença IV está correta.
D Somente a sentença III está correta.
E Somente a sentença I está correta.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O processo de tradução ocorre após a transcrição durante a síntese das proteínas e acontece nos ribossomos. A sequência de três nucleotídeos do RNAm é conhecida como códon. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II- O RNAt possui duas unidades: a subunidade superior é o aceptor e está ligada ao aminoácido que será transportado; a subunidade inferior é chamada anticódon e possui uma sequência de três nucleotídeos complementar ao códon do RNAm. Falso, o RNAt possui uma estrutura que inclui um anticódon, mas não é correto dizer que ele tem "duas unidades" dessa forma. O anticódon é uma parte do RNAt, mas a descrição não está precisa. III- A tradução começa na identificação do códon de iniciação do RNAm pelo ribossomo, assim o RNAt traz o anticódon correspondente e se encaixa no ribossomo trazendo o aminoácido correspondente. Na sequência, o segundo códon do RNAm é traduzido e o segundo aminoácido trazido pelo RNAt se liga ao aminoácido anterior por uma ligação peptídica. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. IV- Esse processo ocorre de maneira sucessiva até a cadeia polipeptídica ser formada, até o momento em que o ribossomo chega a um códon de terminação finalizando a produção da proteína. Por fim, a proteína formada é liberada do ribossomo e das moléculas de RNA, indo para o citoplasma. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Agora, resumindo: - A sentença I é verdadeira. - A sentença II é falsa. - A sentença III é verdadeira. - A sentença IV é verdadeira. Portanto, as sentenças I, III e IV estão corretas, mas a alternativa que contém todas as sentenças corretas não está disponível. A alternativa que mais se aproxima é a A, mas como não é uma opção correta, a resposta correta é que as sentenças I, III e IV estão corretas, mas não há uma alternativa que as contenha todas. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[Laboratório Virtual - Extração e Purificação de DNA e RNA] Os ácidos nucleicos apresentam características estruturais específicas que permitem que sejam isolados e manipulados para diversos tipos de aplicações. A técnica de hibridização in situ, por exemplo, baseia-se na complementaridade das fitas de DNA ou RNA, utilizando sondas fluorescentes para a detecção da fita complementar em uma determinada amostra. Essa técnica permite o estudo da expressão gênica. Outra técnica, que também tem o mesmo princípio e finalidade, é a reação em cadeia da polimerase transcriptase reversa (RT-PCR), muito utilizada no diagnóstico de algumas infecções e doenças. Nesse sentido, o primeiro passo para a maioria das técnicas citadas é o isolamento e purificação das moléculas de DNA e RNA. O processo de extração do DNA pode ser dividido em etapas.
Com relação às etapas visualizadas na aula prática, assinale a alternativa CORRETA:
A Na etapa de lavagem, são adicionados 210 µl de álcool 96%.
B A primeira etapa é denominada como Etapa de Ligação, em que é adicionado o SI no tubo spin e é centrifugado novamente.
C A primeira etapa é a etapa de lise, em que adicionamos 25 µl de Proteinase K, 200 µl da amostra e 200 µl do tampão de lise S.
D O principal composto adicionado na etapa de ligação é a Proteinase K.
E A etapa de lavagem ocorre quando o eppendorf é retirado da centrifuga e o tampão de eluição S é adicionado ao tubo spin.

[Laboratório Virtual - Extração e Purificação de DNA e RNA] As amostras contendo o DNA ou RNA purificados devem ser: 1) ressuspensas em um tampão e armazenadas em tubos, ambos “livres” de enzimas que possam degradá-las (como DNAse ou RNAse – nucleases); e 2) mantidas em baixas temperaturas (-20 ºC ou -80 ºC). Todos os procedimentos devem ser realizados com luvas para evitar a degradação das amostras, devido à presença de nucleases nos fluidos corporais das mãos.
De acordo com o processo de extração de DNA e RNA, associe os itens, utilizando o código a seguir: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Pipete 25 µl da Proteinase K no tubo Eppendorf. Em seguida, pipete 200 µl da amostra de sangue no mesmo tubo, e por último pipete 200 µl do tampão lise S no tubo. Tampe o Eppendorf e homogeneíze no Vórtex por 20 segundos. Após esse tempo, incube o Eppendorf por 15 min.
II- Pipete 210 µl de álcool 96% no Eppendorf e homogeneíze de novo no Vórtex. Em seguida, pipete 640 µl do Eppendorf para o tubo spin e centrifugue a 11.000 rpm por 1 minuto.
III- Retire o Eppendorf da centrífuga, descarte o tubo de coleta e coloque o tubo spin em um novo tubo de coleta. Em seguida, pipete 500 µl do tampão de lavagem SI no tubo spin e centrifugue novamente. Repita o mesmo processo de troca de tubo de coleta, porém a lavagem irá utilizar 600 µl no tampão de lavagem SII, e centrifugue novamente. Por fim, repita o mesmo processo da troca do tubo de coleta e centrifugue novamente.
IV- Retire o Eppendorf da centrífuga, descarte o tubo de coleta e coloque o tubo spin em um novo tubo de coleta. Em seguida, pipete 200 µl do tampão de eluição S no tubo spin, espere 1 minuto e centrifugue a amostra.
A IV - III - II - I.
B III - IV - II - I.
C I - II - IV - III.
D II - III - IV - I.
E I - II - III - IV.

Mais conteúdos dessa disciplina