Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Lei n.º 5.189/91 (Brasil, 1991), somente alguns documentos que constam nos arquivos escolares podem ser descartados, dependendo da sua função e do seu objetivo. É com base nas características dos documentos que o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), do Arquivo Nacional da Presidência da República, define o que deve ser preservado e por quanto tempo.
Sobre o descarte de documentos escolares, leia as afirmativas a seguir:
I. A tabela de temporalidade é um instrumento da gestão documental que, uma vez constituído, não pode passar por qualquer tipo de alteração.
II. Os documentos só podem ser encaminhados para o lixo ou para a guarda definitiva após o término do seu prazo de prescrição da validade jurídica.
III. A tabela de temporalidade é um documento que registra o ciclo de vida dos documentos, determinando os prazos de guarda, após os quais eles podem ser eliminados ou guardados definitivamente.
IV. Os assuntos/tipos documentais que constam na tabela de temporalidade se referem a tipos documentais já consagrados pelo uso e alguns identificados na legislação pertinente ao setor de atuação.
D. II, III e IV.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A tabela de temporalidade é um instrumento da gestão documental que, uma vez constituído, não pode passar por qualquer tipo de alteração. Falso. A tabela de temporalidade pode ser revisada e alterada conforme novas necessidades e legislações surgem. II. Os documentos só podem ser encaminhados para o lixo ou para a guarda definitiva após o término do seu prazo de prescrição da validade jurídica. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois os documentos devem ser descartados ou guardados definitivamente somente após o término do prazo de validade. III. A tabela de temporalidade é um documento que registra o ciclo de vida dos documentos, determinando os prazos de guarda, após os quais eles podem ser eliminados ou guardados definitivamente. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois a tabela de temporalidade realmente define os prazos de guarda e o destino dos documentos. IV. Os assuntos/tipos documentais que constam na tabela de temporalidade se referem a tipos documentais já consagrados pelo uso e alguns identificados na legislação pertinente ao setor de atuação. Verdadeiro. Essa afirmativa também está correta, pois a tabela de temporalidade considera tanto tipos documentais reconhecidos quanto aqueles previstos na legislação. Com base nas análises, os itens verdadeiros são II, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: D. II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo a legislação pertinente aos arquivos públicos, os documentos podem ser de três tipos: correntes, intermediários e permanentes. São considerados permanentes:
C. aqueles que têm valor histórico, probatório e informativo, devendo ser, definitivamente, preservados.

Mais conteúdos dessa disciplina