Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O Feminismo é um conceito complexo, possuindo uma dimensão de luta política e uma dimensão de estudos acadêmicos. Sua história tem início por volta do século XVI, questionando desigualdades ou privilégios distintos para homens e mulheres, como a participação política.
Ainda sobre a sua história, ela pode ser dividida em três momentos distintos, com preocupações e mobilizações diferentes: a primeira, a segunda e a terceira onda feminista. Sobre as fases da evolução do Feminismo, ordene as sentenças a seguir:
I- Surge o conceito de gênero ao passo que se iniciam os questionamentos das relações de dominação e opressão no espaço privado, da mesma forma que ele passa a englobar problematizações das comunidades de gays e lésbicas.
II- Resulta no surgimento de movimentos sociais e na organização de ações políticas, principalmente nos EUA, nos anos 1960, problematizando os direitos reprodutivos, bem como denunciam e mobilizam forças para combater a violência contra a mulher.
III- Resulta na luta organizada de mulheres contra a falta de equidade nas relações entre homens e mulheres, bem como pelo acesso a direitos políticos e econômicos que eram negados ou eram privilégios de homens, como o direito ao voto.
A I - II - III.
B III - I - II.
C I - III - II.
D III - II - I.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar as sentenças sobre as fases da evolução do Feminismo: I- Surge o conceito de gênero ao passo que se iniciam os questionamentos das relações de dominação e opressão no espaço privado, da mesma forma que ele passa a englobar problematizações das comunidades de gays e lésbicas. Essa sentença se refere a um momento mais recente do Feminismo, onde o conceito de gênero é amplamente discutido. II- Resulta no surgimento de movimentos sociais e na organização de ações políticas, principalmente nos EUA, nos anos 1960, problematizando os direitos reprodutivos, bem como denunciam e mobilizam forças para combater a violência contra a mulher. Esta sentença se refere à segunda onda do Feminismo, que ocorreu nas décadas de 1960 e 1970. III- Resulta na luta organizada de mulheres contra a falta de equidade nas relações entre homens e mulheres, bem como pelo acesso a direitos políticos e econômicos que eram negados ou eram privilégios de homens, como o direito ao voto. Esta sentença se refere à primeira onda do Feminismo, que focou na luta pelo direito ao voto e igualdade legal. Agora, organizando as sentenças em ordem cronológica: 1. III - Primeira onda do Feminismo, focando na luta por direitos políticos e econômicos. 2. II - Segunda onda do Feminismo, com ênfase em direitos reprodutivos e combate à violência. 3. I - Discussão do conceito de gênero e inclusão de problemáticas LGBTQIA+. Portanto, a sequência correta é: D) III - II - I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Fernandes (2006), o termo 'multiculturalismo' não possui uma unidade teórica, podendo ser classificado, ao menos, por dois grandes sentidos. O primeiro é o sentido descritivo, enquanto o segundo é o sentido prescritivo. Sobre esses dois modos de classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O sentido prescritivo indica que as identidades são marcadas pelas contradições definidas a partir das relações e interações sociais, sendo fragmentadas e incompletas.
( ) O sentido descritivo reporta a um fato da vida humana e social a partir da diversidade cultural, étnica, religiosa e que pode ser visto, percebido ou observado no tecido social.
( ) O sentido descritivo aponta que iniciativas de governos têm se tornado ineficazes diante dos acordos e tratados de comércio e pela necessidade de acumular e reproduzir capital.
( ) O sentido prescritivo está associado às políticas de reconhecimento da identidade e da diferença, disponibilizadas pelos poderes públicos, especialmente, as chamadas minorias.
a) F - F - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - F - V.

A Modernidade acompanha as primeiras reflexões sociológicas. Max Weber observou sua época e os efeitos da Modernidade, realizando uma grande análise de seus impactos nas instituições.
Com relação aos pensamentos de Max Weber, assinale a alternativa CORRETA:
A Weber considera o capitalismo um modo de produção moldado na época moderna, dando origem a uma divisão de classes.
B Para Weber, a modernidade era uma ideia, ela se torna por acréscimo uma vontade, mas sem que seja rompido o vínculo entre a ação dos homens e as leis da natureza e da história.
C Para Weber, a racionalização foi a marca original do Ocidente nesse período moderno.
D Para Weber, os modos de vida estimulados pelas forças da Modernidade desvencilharam os indivíduos e grupos sociais de todos os tipos tradicionais da ordem social, de uma maneira inédita, sem precedentes.

Roma designa uma cidade antiga, mas também todo um império.
Assinale a alternativa CORRETA que indica o autor dessa ideia:
A) Pedro Paulo Funari.
B) John Hall.
C) François Hartog.
D) Frederik Barth.

O atual racismo tem como base histórica a ideia que ganhou ares científicos no século XVIII, a partir de intelectuais europeus. Naquele momento, estavam em evidência a Teoria da Evolução das Espécies (Charles Darwin) e do Determinismo de Herbert Spencer. Tais teorias indicavam a existência de raças superiores e inferiores, conformando hierarquias sociais. Esse racismo chegou ao Brasil no século XIX.
A respeito do racismo científico brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O pensamento racista desse período significou o enquadramento de populações de cor dentro de categorias e concepções de mundo presentes nas elites brancas do Brasil.
( ) O preconceito surge no Brasil através das Escolas de Medicina e de Direito e divulgaram a ideia de que a miscigenação racial, especialmente com negros, era negativa ao futuro do país.
( ) A ideia teve adesão de políticos, que iniciaram campanhas sanitárias e eugenistas com base nos pressupostos de que brancos e negros deveriam ter leis e tratamentos distintos.
( ) O racismo científico teve pequena adesão no país, restrito a pequenos grupos de médicos e advogados que procuraram criar um Apartheid social brasileiro.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

Uma das formas mais recorrentes de violência na sociedade contemporânea é a de gênero, que assume diversas manifestações, como a sexual, a doméstica, o assédio etc. Neste sentido, os governos têm desenvolvido políticas públicas para combatê-la.
Assim, a respeito da conceituação do feminicídio, assinale a alternativa CORRETA:
a) Uma forma que indica a expropriação de objetos e documentos pessoais, bens e instrumentos de valores de uma mulher.
b) Uma forma de agressão cujo foco se volta para a autoestima, controlando, ameaçando ou humilhando uma mulher.
c) Uma forma de violência que se objetiva a machucar a integridade do corpo da mulher, prejudicando sua saúde física.
d) Uma forma que envolve violência multidimensional, cujo objetivo do agressor é dispor do poder de vida e morte sobre uma mulher.

É fruto da Indústria Cultural, abrangendo todos os tipos de manifestações culturais que são gerados para chegar à maior parte da população, com o objetivo essencialmente comercial, ou seja, de gerar produtos para o consumo. De que tipo de cultura estamos falando?
A) Pluralidade Cultural.
B) Cultura Erudita.
C) Cultura de Massa.
D) Cultura Popular.

O campo dos estudos étnico-raciais é multidisciplinar. Ele envolve diversos subcampos, como a Antropologia, a Sociologia, o Direito, a Psicologia etc. Esses estudos estão voltados a entender algumas características das relações e interações sociais de cunho cultural e subjetivo.
A respeito de alguns destes conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identidade étnica.
II- Grupo étnico.
III- Diáspora.
( ) É um fenômeno ligado à dispersão e à migração de pessoas e grupos sociais de um país ou continente para outro, em razão de crises e conflitos.
( ) É uma autoimagem construída mediante uma relação social, em contrates com o outro, entre membros e não membros de certos grupos sociais.
( ) É possível somente na medida em que os indivíduos possuírem a consciência das fronteiras que demarcam os sistemas sociais a que pertencem.
a) III - II - I.
b) II - I - III.
c) III - I - II.
d) I - II - III.

O nosso país é marcado pela diversidade cultural e humana. Ao longo dos séculos, inúmeras etnias ocuparam ou fizeram do Brasil seu novo país, com as populações originárias. Dentro dessa variedade cultural, temos os povos e as comunidades tradicionais.
Com relação à definição desses povos tradicionais, assinale a alternativa CORRETA:
a) São tipos de tradição características da colonização portuguesa, fundamentada no regime patriarcal, segundo a qual os papéis sociais de homens e mulheres são diferenciados, sendo que o poder é acumulado pelos homens.
b) São aqueles espaços necessários à reprodução cultural, social e econômica de certos grupos sociais, utilizados de forma temporária ou permanente, definindo um território complexo e local de uso e exploração dos recursos naturais e humanos.
c) São grupos culturalmente diferenciados e que se identificam como tal, possuindo formas próprias de organização social, de ocupação e exploração do território, utilizando-se do conhecimento e saberes gerados pela tradição e herança ancestral.
d) São aquelas leis e instrumentos jurídicos voltados a remover barreiras, formais e informais, que impedem o acesso de certos grupos a bens, serviços públicos e privados, assim como dificultam a entrada no mercado de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina