Buscar

Como sao chamados os lipideos de armazenamento dos acidos graxo? E qual reacao quimica ocorre na formacao desses lipidios de armazenamento?

estudo dirigido

💡 3 Respostas

User badge image

Pam Simoes

Os lipídios de armazenamento dos ácidos graxos são chamados de glicerídeos, se forma a partir de uma reação de esterificação.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplica diretamente alguns conceitos de Bioquímica.

  • Triglicérides, ou glicerídeos, são resultantes da união de duas ou três moléculas de ácidos graxos a um tipo de álcool, o glicerol.
    • Sua principal função é a de armazenamento de energia, sendo os lipídios encontrados em maior quantidade nos alimentos.
    • São representados pelos óleos e gorduras:
      • Os óleos são constituídos por moléculas de ácidos graxos insaturados, ou seja: com ligação dupla entre os carbonos de cadeia, encontrados, mais frequentemente, em vegetais; e
      • As gorduras são formadas por ácidos graxos saturados (sem duplas ligações), encontrados em animais, geralmente se acumulando nas células adiposas.
        • Óleos são líquidos à temperatura ambiente; e gorduras, sólidas.
    • São formados por reações de esterificação, nas quais, neste caso, três moléculas de ácidos graxos reagem com a glicerina.

Portanto, os lipídeos de armazenamento dos acidos graxos são chamados triglicérides, e são formados na reação de esterificação.

0
Dislike0
User badge image

Luciana Siqueira

Animais terrestres contêm uma maior quantidade corporal de triacilgliceróis de cadeias saturadas se comparados aos triacilgliceróis de animais aquáticos, por quê?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais