Buscar

porque as maiores variacoes anuais de temperatura sao observadas sobre os continentes em regoes afastadas de grandes corpos de agua?

💡 5 Respostas

User badge image

frpsantos@hotmail.com

Porque a água funciona como um moderador da temperatura do local. Dada ao seu alto calor específico. Assim regiões costeiras as variações de temperatura são menores em relação a regiões no meio do continente (Continentalidade). Como quando se compara CUiabá - MT com Salvador - BA. Ambas as cidades estão praticamente a mesma latitude, mas o efeito da continetalidade é visível, dada a maior amplitude termica que Cuiabá possui em relação a Salvador.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Sanchez

Devido ao fator da continentalidade. Essa é uma alusão a capacidade de retenção de calor pelo continente. Durante o dia sua absorvição é mais rápida, fazendo com que o solo se esqueça mais rápido. Porém durante a noite a liberação de calor também ocorre de forma mais intensa, resfriando assim a superfície rapidamente. Essa velocidade na variação da temperatura durante um dia é que chamamos de amplitude térmica.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Grandes corpos de água são capazes de reter calor por mais tempo que o solo, logo demoram mais tempo para se resfriar. Essa característica influência diretamente no clima de regiões litorâneas que tem suas variações de temperatura muito pequena ao longo dos dias e do ano, pois os grandes corpos de água acabam servindo como reguladores naturais de temperatura, ou seja, quando a água está fria a terra está mais quente, quando a água está mais quente a terra está mais fria.


De forma contrária ao fenômeno supracitado, também chamado de maritimidade, se apresenta a amplitude térmica diária e anual nas regiões mais afastadas dos grandes corpos de água. Nessas regiões, por não contar com um regulador térmico natural, as amplitudes térmicas se apresentam muito maiores e normalmente invernos mais rigorosos. A esse fenômeno se da o nome de continentalidade.


Portanto, devido ao fenômeno de continentalidade e a característica natural de regulação térmica dos grandes corpos de água, que se apresentam em sua maior parte no litoral, as variações de temperatura anuais são maiores em locais mais afastados de grandes corpos de água.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais