Buscar

o que significa dizer que a segurança juridica é um valor fundante e a justiça é uma valor fundado ?

💡 2 Respostas

User badge image

Iago Penha

fundante é algo que constroi, algo que serve de base. logo dizer que a segurança juridica é valor fundante significa que o estado deve garantir a segurança juridica dos seus governados, que o estado não irá criar leis para punir algo que já aconteceu ( principio da legalidade e anterioridade) e sim criar leis que visam o futuro, tais principios tem como base a segurança jurídica, é aquilo que limita o estado, que garante a harmonia social. Enquanto a justiça é valor fundado pelo fato de ser algo criado ou edificado, a justiça está ligado a moral, ou seja, o senso de justiça -dependo do local ou tempo em que se vive-  será construido de acordo com as experiencias de cada comunidade, de cada individuo.  espero ter ajudado.

4
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Nóbrega, a segurança é "também um valor, como a justiça, embora um valor de segundo grau. É valor fundante em relação à justiça que é valor fundado, o que quer dizer que a segurança é condição necessária para a realização da justiça. Pode haver segurança sem justiça, como ocorreu nos regimes fundados na força (ditaduras, Estados totalitários); mas onde não há segurança não há justiça, não há direito sob qualquer forma”.

Da mesma forma entende Nader. Para ele, a justiça é um valor supremo e é correspondente a maior virtude humana. Ensina-nos, ainda, que a justiça pressupõe o valor segurança. "Por este motivo se diz que a segurança é um valor fundante e a justiça é um valor fundado" 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais