Buscar

Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elemento importante de integração dos indivíduos á sociedade. Você concorda?

.Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elemento importante de integração dos indivíduos á sociedade. Você concorda com essa posição? Argumente.  

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

A escola pode servir como instituição total, tal como manicômios, conventos e prisões (GOFFMAN, Erving).

Ela também possui ritos de passagem. A forma como é aplicada a educação no Brasil, com prazos mínimos de 2 ou 3 anos para mestrado ou doutorado, e prazos para o cumprimento do ensino fundamental e médio só faz com que as pessoas que possuem vocação para estudar e para e aprimorar intelectualmente se sujeitem à porcaria que é o nosso sistema educacional, seja particular, seja privado.

 

Há alguns que afirmam que a educação é a forma do capital gerar mão de obra qualificada, mas na prática ela é a própria libertação do homem das amarras de sua triste realidade. Utilizando a filosofia de David Hume, estamos em constante aprimoramento ou somos levados pela torrente, sabendo que a evolução não é boa nem ruim, e que o princípio da uniformidade da natureza não se sustenta logicamente.

A educação formal ou informal forma a psique e o caráter do homem, explica seus comportamentos, se quiser pegar psicologia behavorista, e principalmente diz quem nós somos, em um marasmo de pessoas com discursos repetitivos.

5
Dislike1
User badge image

Roberto Alcântara

Em cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim chamou de individual. Tal porção do sujeito - o jovem bruto -, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século 19. Principalmente por meio da psicologia, entendida então como a ciência do indivíduo, os professores tentavam construir nos estudantes os valores e a moral. A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim. "Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de idéias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte", explica Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. 

Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. 

Nessa concepção durkheimiana (também chamada de funcionalista), as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim. 

4
Dislike0
User badge image

Caio Victor Aloe

Para verificar a dorma de como a Educação é impactante na sociedade, recomendo a Leitura de:

a) HOBSBAWM, J. Eric. Nações e Nacionalismo;

b) ANDERSON, Benedict: Comunidades Imaginadas. (Obra mais importante do que a primeira [a])

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais