Buscar

limites científico

você acredita que a pesquisa deve ter limites para o conhecimento científico?

💡 2 Respostas

User badge image

Cicera Jesus

eu acredito que não, limite é o que não pode existir para pesquisas, pois a cada dia os cientistas descobrem, curas, doenças então não acho que deva ter um limite
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os limites do conhecimento científico são contingentes, isto é, dependem de circunstâncias diversas que, se fossem outras, os limites seriam outros. Entre essas circunstâncias podem-se enumerar o interesse efetivo que os cientistas tiveram em investigar tais e tais fenômenos, mas não outros; o talento que eles tinham; os recursos financeiros e tecnológicos a seu dispor; a sorte; as pressões externas à ciência (por exemplo, pressões políticas, religiosas, econômicas, etc.), e muitos outros fatores que fizeram com que o conhecimento científico tenha, atualmente, os contornos que tem. Em cada momento histórico, a ciência está limitada por esses contornos, que vão se modificando gradualmente à medida que ela progride.


É um facto que a descoberta científica é governada pela lógica invariável, como alegou uma vez Karl Popper. Este autor defende a via da racionalidade como a única capaz de obter o conhecimento científico, embora admita que a racionalidade assenta na consciência da sua falibilidade. Outro factor importante é que Popper recusa certezas absolutas e a sacralização da razão, afirmando um saber conjectural (hipotético-dedutivo). Para ele , o trabalho do cientista não pode jamais ser comprovar teorias. Ao contrário, um cientista deve submete-las as mais duras críticas e tentativas de refutação (testabilidade) a procura de falhas (falsificabilidade). Por isso, Karl Popper critica o indutivismo, método experimental comum a concepção clássica da ciência.


De qualquer modo, uma teoria nunca é definitiva, apenas corroborada. Isto significa que ela resiste aos testes mais rígidos possíveis ao homem actual e que ela é simplesmente provisória, uma aproximação da verdade. Logo, Popper define o fim último da ciência (conhecimento científico) como uma tentativa com empenho em alcançar a verdade; tendo consciência da inevitável falibilidade da razão humana pois todas as teorias estão condenadas a serem falsificadas. De facto, tais teorias não são definitivamente verdadeiras, só não são, ainda, falsas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais