Buscar

Como calcular o momento de inércia de um cilindro?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Henrique

Boa Tarde!

Para o cálculo do momento de inércia de um cilindro aplique a seguinte fórmula: I = 1/2(M*R^2) isso para um cilindro com um eixo na horizontal, isto é, como se o cilindro estivesse na horizontal e seu eixo estaria passando dentro do cilindo. Se houver um movimento ele irá rolar na mesa.

Se o eixo é em torno do diâmetro central, isto é, se o cilindro for colocado em movimento ele irá girar. Aplique a seguinte fórmula: I = 1/4 (M*R^2) + 1/12(M*L^2), sendo R = Raio e L = comprimento do cilindro.

1
Dislike0
User badge image

Mariana Marques

Se o eixo de rotação estiver passando pelo centro de massa do cilíndro, o momento de inércia é deduzido pela integral de r² dm, em que r é a distância até o centro de massa, existem tabelas que já fornecem esse momento como sendo M*R²/2. Caso o eixo de rotação seja paralelo ao centro de massa deve ser utilizado o teorema dos eixos paralelos I = Icm + Mh², em que Icm é o momento de inércia no centro de massa (M*R²/2), M é a massa total e h (ou R) a distância até o centro de massa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais