Cerca de 10.000 delegados, observadores e jornalistas participaram desse evento de alto nível realizado em Kyoto, Japão, em dezembro de 1997. A conferência culminou na decisão por consenso (1/CP.3) de adotar-se um Protocolo segundo o qual os países industrializados reduziriam suas emissões combinadas de gases de efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990 até o período entre 2008 e 2012. Esse compromisso, com vinculação legal, promete produzir uma reversão da tendência histórica de crescimento das emissões iniciadas nesses países há cerca de 150 anos. O Protocolo de Quioto foi aberto para assinatura em 16 de março de 1998. Entrará em vigor 90 dias após a sua ratificação por pelo menos 55 Partes da Convenção, incluindo os países desenvolvidos que contabilizaram pelo menos 55% das emissões totais de dióxido de carbono em 1990 desse grupo de países industrializados. Enquanto isso, as Partes da Convenção sobre Mudança do Clima continuarão a observar os compromissos assumidos sob a Convenção e a preparar-se para a futura implementação do Protocolo. Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma característica do Protocolo de Kyoto?
Opções da pergunta 1:
O Protocolo de Kyoto exigiu que todos os países, incluindo os em desenvolvimento, reduzissem suas emissões de gases de efeito estufa de forma igual.
Os Estados Unidos foram os principais impulsionadores do Protocolo de Kyoto e lideraram as iniciativas de redução de emissões.
O Protocolo de Kyoto estabeleceu metas obrigatórias de redução de emissões para os países industrializados, permitindo a negociação de créditos de carbono.
O Protocolo de Kyoto não incluiu nenhum mecanismo de mercado para a compra e venda de créditos de carbono.
As metas de redução de emissões eram aplicáveis igualmente a todos os países signatários, sem exceções.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre o Protocolo de Kyoto: 1. O Protocolo de Kyoto exigiu que todos os países, incluindo os em desenvolvimento, reduzissem suas emissões de gases de efeito estufa de forma igual. - Incorreto. O Protocolo estabeleceu metas obrigatórias apenas para os países industrializados, enquanto os países em desenvolvimento não tinham metas obrigatórias. 2. Os Estados Unidos foram os principais impulsionadores do Protocolo de Kyoto e lideraram as iniciativas de redução de emissões. - Incorreto. Na verdade, os Estados Unidos não ratificaram o Protocolo de Kyoto e foram críticos em relação a ele. 3. O Protocolo de Kyoto estabeleceu metas obrigatórias de redução de emissões para os países industrializados, permitindo a negociação de créditos de carbono. - Correto. O Protocolo realmente estabeleceu metas para os países desenvolvidos e introduziu mecanismos de mercado, como a negociação de créditos de carbono. 4. O Protocolo de Kyoto não incluiu nenhum mecanismo de mercado para a compra e venda de créditos de carbono. - Incorreto. O Protocolo incluiu sim mecanismos de mercado. 5. As metas de redução de emissões eram aplicáveis igualmente a todos os países signatários, sem exceções. - Incorreto. As metas eram obrigatórias apenas para os países industrializados. Portanto, a alternativa correta é: O Protocolo de Kyoto estabeleceu metas obrigatórias de redução de emissões para os países industrializados, permitindo a negociação de créditos de carbono.