Buscar

EXPLIQUE A SEGUINTE FRASE: "o intemperismo fisico promove o aumento da superficie especifica do mineral" .

💡 2 Respostas

User badge image

Antunino Teixeira Neto

Intemperismo fisico é a desagregação da rocha. Segundo Searle e Grimshaw, a área exposta pelas partículas de solo será tanto maior quanto menor forem essas partículas. Concluo que, com a degradação da rocha (material de origem), há um aumento no numero e diminuição no tamanho da particula. Sabe-se, que a superficie de uma particula ou de um corpo qualquer corresponde há uma unidade quadratica, se esta particula for dividida em duas, teremos então duas unidades quadraticas e assim sucessivamente. Ex.: pegue um cubo de isopor, calcule sua superficie. Divida-o em dois cubos, calcule as superficies  e aplique a operação matemática de soma. 

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/intemperismo.htm

http://www.scielo.br/pdf/brag/v31nunico/13.pdf

 

0
Dislike0
User badge image

Mariana Ciríaco

O termo superfície específica refere-se à área pela unidade de peso do material considerado (solo como um todo, fração argila apenas, matéria orgânica etc.) e é, usualmente, expressa em metros quadrados por grama. Em virtude do menor tamanho da fração argila do solo, em relação às outras frações, pode-se deduzir que esta fração, de natureza coloidal, contribui em maior proporção com o valor da superfície específica do solo. Quanto ao tipo de mineral de argila presente, sabe-se, por exemplo, que a caulinita apresenta superfície específica de 10 a 30 m2/g, os óxidos de Fe de 100 a 400 m2/g, e a montmorilonita, no outro extremo, de 700 a 800 m2/g, segundo citações de Grohmann (1975). É de se esperar, portanto, que solos tropicais (mais imtemperizados), que têm nos óxidos e na caulinita os maiores constituintes da fração argila, tenham menor superfície específica, em geral, que solos de regiões temperadas, onde há predominância de montmorilonita e de outras argilas silicatadas mais ativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais