Buscar

O novo CPC 2015/2016 trará impacto no Processo do Trabalho (contagem de prazo)?

💡 3 Respostas

User badge image

don alm

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 203, DE 15 DE MARÇO DE 2016, do C.TST, em seu inciso III do art. 2º, o art. 219 (contagem de prazos em dias úteis) do NCPC não se aplica na Justiça Trabalhista.

1
Dislike0
User badge image

Ronayra Medeiros

 Com relação aos prazos, o NCPC diz que na contagem dos prazos serão computados só os dias uteis. Art 219 ( senão me engano).

No Processo do Trabalho não tem prazo parado nos finais de semana, os prazos são contínuos. E a gente sabe que no direito do trabalho existe o princípio da celeridade, por isso, essa mudança de prazos contados em dias úteis, não se estende ao processo do trabalho. 

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

As regras de Processo Civil só serão aplicadas do Processo do Trabalho para caso haja necessidade de se suprir alguma lacuna deixada por este.

Sendo assim, a contagem de prazo em dias úteis, trazida pelo novo CPC, não foi recepcionada pelo Processo do Trabalho.

Entretanto, a Reforma Trabalhista de 2017, foi alterado o artigo 775 da CLT, para constar que:

Art. 775.  Os prazos estabelecidos neste Título serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.

Sendo assim, apesar de não ter alterado diretamente o Processo do Trabalho, o novo CPC influenciou de maneira indireta na Reforma Trabalhista, para que o Processo Trabalhista passasse a realizar a contagem dos seus prazos em dias úteis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais