Buscar

Qual a principal diferença ente a TQM de Fisher e Cambridge

descrever as principais diferenças entre o pensamento de Fisher, Cambridge e wicksey

💡 2 Respostas

User badge image

Joao Luiz Pacheco

MV = PQ é a equação (ou tautologia) clássica da teoria quantitatva da moeda (TQM), aonde M é quantidade de moeda em circulação na economia, V é a velocidade de circulação (o numero de vezes que ela troca de mãos), P é o nível geral de preços e Q (as vezes Y) é uma medida do produto real, do "output" da economia. 

A versão de Cambridge desenvolvida por Marshall faz duas manipulações na equação: 

1. coloca os preços em termos reais: M/P = Q/V
2. Utiliza não a velocidade de circulação da moeda mas a retenção média da moeda, que é justamente o inverso da velocidade de circulação. Esse parâmetro é expresso como 1/V=k, conhecido como coeficiente marshalliano ou de Cambridge. 

Assim a equação da TQM fica expressa como: M/P = kQ (ou kY). 

Marshall utilizou essa equação como descrição da demanda real por moeda (expresso no lado esquerdo) em função do produto e da velocidade de retenção da moeda (expressa no lado direito).

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O nível geral de preços é determinado, ou seja, por que às vezes o nível geral de preços sobe e às vezes diminui. Algum tempo atrás acreditava-se pelos economistas que a quantidade de dinheiro na economia é a principal causa de flutuações no nível de preços.A teoria de que aumenta a quantidade de dinheiro leva ao aumento do preço geral foi efetivamente apresentado por Irving Fisher. Eles acreditavam que quanto maior a quantidade de dinheiro, maior o nível de preços e vice-versa.

A teoria quantitativa da moeda procura explicar o valor do dinheiro em termos de mudanças em sua quantidade. Declarada em sua forma mais simples, a teoria quantitativa do dinheiro diz que o nível dos preços varia diretamente com a quantidade de dinheiro.

Para Cambridge, o valor de uma mercadoria é determinado pela demanda e oferta e, de acordo com ele, o valor do dinheiro  é determinado pela demanda e pela oferta de dinheiro. Além disso, como é visto na abordagem do equilíbrio de caixa à demanda por dinheiro, os economistas de Cambridge enfatizaram a função de armazenamento de valor do dinheiro em nítido contraste com o meio de troca de dinheiro enfatizado pela abordagem das transações de Fisher à demanda por dinheiro.

3
Dislike0
User badge image

carolina

o
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais