O Estado, ao longo do tempo, foi se caracterizando de diferentes formas. Quando falamos em forma, estamos nos referindo à formação material do Estado, sua estrutura (VAZ, 2018). Sobre as formas do Estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No estado composto, tem-se a união de dois ou mais estados, que representam duas esferas distintas de poder governamental e que obedecem a um regime jurídico especial. É uma singularidade de estados perante o direito público externo, mas no interior se projeta como uma unidade.
( ) Na Federação, os estados independentes se juntam para fins de defesa externa e paz interna. Na união federativa, os estados federados não sofrem qualquer restrição à soberania interna, nem perdem a personalidade jurídica de direito público internacional.
( ) Na confederação, o estado formado pela união de vários estados, que perdem a soberania em favor do poder central da União Confederal, que possui soberania e personalidade jurídica de Direito Público Internacional.
( ) O estado simples ou unitário é aquele em que existe apenas um poder soberano, sendo que o governo possui completa jurisdição nacional e não existem divisões internas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VAZ, Fabiane Brião. Fundamentos da ciência política, filosofia e sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2018.A) V - V - F - V.
B) F - V - F - V.
C) F - F - F - V.
D) V - V - V - F.
Ed
anteontem
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as formas do Estado: ( ) No estado composto, tem-se a união de dois ou mais estados, que representam duas esferas distintas de poder governamental e que obedecem a um regime jurídico especial. É uma singularidade de estados perante o direito público externo, mas no interior se projeta como uma unidade. É verdadeira (V). O estado composto, como a federação, envolve a união de entidades que mantêm certa autonomia, mas se organizam sob uma estrutura comum. ( ) Na Federação, os estados independentes se juntam para fins de defesa externa e paz interna. Na união federativa, os estados federados não sofrem qualquer restrição à soberania interna, nem perdem a personalidade jurídica de direito público internacional. É verdadeira (V). Na federação, os estados mantêm sua soberania interna e personalidade jurídica, mas se unem para objetivos comuns. ( ) Na confederação, o estado formado pela união de vários estados, que perdem a soberania em favor do poder central da União Confederal, que possui soberania e personalidade jurídica de Direito Público Internacional. É falsa (F). Na confederação, os estados membros mantêm sua soberania e não a transferem para um governo central, que possui poderes limitados. ( ) O estado simples ou unitário é aquele em que existe apenas um poder soberano, sendo que o governo possui completa jurisdição nacional e não existem divisões internas. É verdadeira (V). O estado unitário é caracterizado pela centralização do poder, onde não há divisões que tenham autonomia significativa. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a) V - V - F - V.