O Estado é a organização de determinada sociedade sob governo próprio e território determinado, com a finalidade de efetivar o bem comum (VAZ, 2018). Sobre a evolução do Estado, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Estado Teocrático.
II- Estado Grego.
III- Estado Romano.
IV- Estado Medieval.
V- Estado Moderno.
( ) A família, a religião, o Estado e a organização econômica eram um só conjunto. Não se diferenciava o pensamento político da religião, da moral, da filosofia ou de outras doutrinas econômicas. O Estado não possuía subcategorias divisórias, territoriais ou de funções.
( ) A família era a base da organização desse Estado. Eram dados, aos descendentes dos fundadores do Estado, privilégios especiais. O povo, que representava uma pequena parte da população, participava diretamente do governo, que era exercido pelo Magistrado.
( ) A soberania, a territorialidade e o povo são as características suas características. Foram originadas da necessidade de unidade e da busca de um único governo soberano dentro do território delimitado.
( ) Existia a classe política, composta pela elite, com intensa participação nas decisões de caráter público do Estado. Quando citado como governo democrático, significava que uma parte restrita da população, ou seja, os cidadãos, participava das decisões políticas.
( ) Existia um poder superior exercido pelo Imperador e uma ilimitada multiplicidade de poderes menores e sem hierarquia definida. Ainda, várias ordens jurídicas e instabilidade social, política e econômica, que geraram uma intensa necessidade de ordem e autoridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VAZ, Fabiane Brião. Fundamentos da ciência política, filosofia e sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2018.A) V - II - III - IV - I.
B) I - III - V - II - IV.
C) II - IV - I - III - V.
D) III - I - II - V - IV.
Ed
anteontem
Vamos analisar cada item e suas descrições: I - Estado Teocrático: A família, a religião, o Estado e a organização econômica eram um só conjunto. Não se diferenciava o pensamento político da religião, da moral, da filosofia ou de outras doutrinas econômicas. O Estado não possuía subcategorias divisórias, territoriais ou de funções. II - Estado Grego: A família era a base da organização desse Estado. Eram dados, aos descendentes dos fundadores do Estado, privilégios especiais. O povo, que representava uma pequena parte da população, participava diretamente do governo, que era exercido pelo Magistrado. III - Estado Romano: A soberania, a territorialidade e o povo são as características suas características. Foram originadas da necessidade de unidade e da busca de um único governo soberano dentro do território delimitado. IV - Estado Medieval: Existia a classe política, composta pela elite, com intensa participação nas decisões de caráter público do Estado. Quando citado como governo democrático, significava que uma parte restrita da população, ou seja, os cidadãos, participava das decisões políticas. V - Estado Moderno: Existia um poder superior exercido pelo Imperador e uma ilimitada multiplicidade de poderes menores e sem hierarquia definida. Ainda, várias ordens jurídicas e instabilidade social, política e econômica, que geraram uma intensa necessidade de ordem e autoridade. Agora, vamos correlacionar as descrições com os estados: 1. (I) Estado Teocrático: A descrição se encaixa perfeitamente. 2. (II) Estado Grego: A descrição se encaixa perfeitamente. 3. (V) Estado Moderno: A descrição se encaixa perfeitamente. 4. (IV) Estado Medieval: A descrição se encaixa perfeitamente. 5. (III) Estado Romano: A descrição se encaixa perfeitamente. Portanto, a sequência correta é: A) V - II - III - IV - I.