Buscar

Tribunal de Contas da União - TCU

  • Com relacao ao controle externo, onde sera exercido pelo Congresso Nacional + o TCU. De acordo com o artigo 71, X, paragrafo 1°, 2° e 3° da CF. Se em 90 dias, o Congresso Nacional nao se pronunciar sobre a ilegalidade apontada pelo TCU em um determinado contrato administrativo, o TCU tem competência para sustar esse contrato administrativo?

 

💡 5 Respostas

User badge image

Giuliano Alves

!

 

5
Dislike0
User badge image

Valeria Costa

O problema está na correta interpretação do inciso X, referente à sustação da execução do ato impugnado. É que segundo o § 1º, do art. 71, da CF, em se tratando de contrato, o ato de sustação cabe ao Congresso Nacional, limitando-se o TCU a comunicar as irregularidades detectadas. Recebida a comunicação de irregularidades o Congresso Nacional, em respeito ao princípio da independência e harmonia dos Poderes, deverá solicitar, de imediato, as medidas cabíveis ao Executivo.

Nos termos do § 2º, se o Congresso Nacional ou o Executivo, no prazo de noventa dias, não efetivar as medidas cabíveis para sanar as irregularidades apontadas o TCU deverá decidir a respeito. A Constituição não explicita, nem indica que tipo de decisão deverá ser tomada. 

O texo merece leitura integral em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7270#_ftn1

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Segundo o § 1º, do art. 71, da CF, no caso de um contrato limita-se ao TCU a comunicação de irregularidades detectadas, cabendo ao Congresso Nacional, o ato de sustação. O problema, portanto, está na intepretação feita do inciso X, que se refere ao ato impugnado e à sustação da sua execução.


Dessa forma, ao receber as irregularidades encontradas, o Congresso Nacional, tem que solicitar de forma imediata, ao Executivo, as medidas cabíveis a ele, respeitando, portanto, o princípio de independência e harmonia dos Poderes. Caso, após o prazo de noventa dias, o Congresso Nacional ou o executivo não tomarem as medidas cabíveis ao seu papel para que as irregularidades encontradas sejam sanadas, segundo o § 2º, o TCU tomará a decisão.


Assim, de acordo com a Constituição, não está indicado que decisão deve ser tomada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais