De acordo com o módulo, é correto afirmar que:
Questão 2
Escolha uma opção:
a.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) se configurou como um importante passo em defesa das garantias de crianças e adolescentes, regulamentando princípios previstos no artigo 227 da Constituição Federal, que estabelece que a família, a sociedade e o Estado têm a obrigação de proteger esses sujeitos, garantindo-lhes o direito à vida, à saúde, à educação, à liberdade, ao respeito e à dignidade.
b.
Na década de 1990, foram criados vários órgãos para a proteção de crianças e adolescentes, tais como os Conselhos Tutelares, as Varas da Infância e Juventude, as Delegacias da Criança e do Adolescente e os Conselhos de Direitos da Criança, mas estes, infelizmente, não cumpriram o papel esperado, enfraquecendo a pauta.
c.
Além de contribuir para a definição das políticas para a infância e a adolescência, o Conanda não fiscaliza as ações executadas pelo poder público no que diz respeito ao atendimento da população infantojuvenil, o que torna lento o processo de defesa das infâncias e adolescências.
d.
O Código de Menores, que compreendia crianças e adolescentes como objetos de intervenção do Estado e dos pais, é, notadamente, um instrumento relevante para a conquista e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.
Ed
ontem
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) se configurou como um importante passo em defesa das garantias de crianças e adolescentes, regulamentando princípios previstos no artigo 227 da Constituição Federal, que estabelece que a família, a sociedade e o Estado têm a obrigação de proteger esses sujeitos, garantindo-lhes o direito à vida, à saúde, à educação, à liberdade, ao respeito e à dignidade. - Esta afirmação é verdadeira e reflete corretamente o papel do ECA. b) Na década de 1990, foram criados vários órgãos para a proteção de crianças e adolescentes, tais como os Conselhos Tutelares, as Varas da Infância e Juventude, as Delegacias da Criança e do Adolescente e os Conselhos de Direitos da Criança, mas estes, infelizmente, não cumpriram o papel esperado, enfraquecendo a pauta. - Embora mencione a criação de órgãos, a afirmação de que não cumpriram o papel esperado é uma generalização e não é totalmente correta. c) Além de contribuir para a definição das políticas para a infância e a adolescência, o Conanda não fiscaliza as ações executadas pelo poder público no que diz respeito ao atendimento da população infantojuvenil, o que torna lento o processo de defesa das infâncias e adolescências. - Esta afirmação é incorreta, pois o Conanda tem sim um papel de fiscalização. d) O Código de Menores, que compreendia crianças e adolescentes como objetos de intervenção do Estado e dos pais, é, notadamente, um instrumento relevante para a conquista e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. - Esta afirmação é falsa, pois o Código de Menores é considerado um retrocesso em relação aos direitos garantidos pelo ECA. Diante da análise, a alternativa correta é: a) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) se configurou como um importante passo em defesa das garantias de crianças e adolescentes, regulamentando princípios previstos no artigo 227 da Constituição Federal.