Buscar

Qual o papel dos aminoacidos de cadeia ramificada (BCAAs) para as celulas musculares ?

💡 2 Respostas

User badge image

Kairo Ribeiro de Carvalho

Thais,

os AAs de modo geral, podem ser usados na ausencia de glicogênio ou outra fonte de energia muscular ( glicose, lipídeo, corpo cetonicos e etc). Os AAs sofrem processos de desaminação, onde perdem seu grupamento amino e tornam-se cetoácidos (cadeias de carbono). Assim, essa cadeia livre, pode entrar em processos de gliconeogênese ou glicogênese com o objetivo de gerar fontes de glicose p a contrarção muscular. 

Qndo vc se refere a BCAAs, acredito que seja os suplementos utilizados em academias por atletas. Então, prefiro não opinar no uso deles, mas o nosso organismo sintetiza 11 dos 20 aminoácidos ou são 9 aas desse número.

Atende-se ao ciclo de cori, caso esteja estudando metabolismo integrado. Abraços!

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O corpo humano pode produzir quase todos os aminoácidos, com exceção de 8 a 10 que devem ser obtidos por meio da alimentação ou de suplementação, os chamados "aminoácidos essenciais".

Dentre os aminoácidos essenciais, temos 3 deles que são os chamados BCAA's (Aminoácidos de cadeia Ramificada:)

L-Valina
L-Leucina
L-Isoleucina


BCAA é a abreviação de "Branch Chain Amino Acids" que significa "aminoácidos de cadeia ramificada". Eles estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo.


Os BCAA's constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais