Buscar

Após a sentença, o juiz é obrigado a marcar novo interrogatório caso o réu deseje?

A dúvida é sobre a matéria de Interrogatórios, em Processo Penal II.

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

O interrogatório, uma vez realizado, é um ato jurídico perfeito. Para ser realizado novamente, precisa necessariamente ter alguma justificativa grave como coação do réu ou cerceamento do direito de defesa, se impugnado mediante habeas corpus ou recurso de apelação anulando atos processuais e, portanto, reiniciando a instrução. Nestes casos, sim, do contrário não.

5
Dislike0
User badge image

Iury Pessoa

Bem observados os requisitos citados pelo Guilherme, mas cumpre esclarecer que se houver qualquer vício/nulidade procedimental, tanto com relação a obtenção de provas ou normas processuais, quer seja no nascedouro da ação (inquérito e/ou denúncia) ou na fase instrutória (ordem dos depoimentos, cerceamento de defesa, coação do réu, etc..), estando tal vício devidamente provado em grau de recurso caberá também, caso haja PROVIMENTO do recurso, nova instrução processual e/ou até mesmo nulidade total do processo, não reiniciando somente a fase de instrução, mas sim todas as fases processuais.

Mas de forma direta e suscinta, por mera declaração de vontade do réu, sem provas que corroborem para nova designação de AIJ o Juiz não pode designar outro ato, vez que conforme já mencionado é um ato jurídico perfeito.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

 

Segundo a doutrina, enquanto não transitar em julgado a sentença penal o réu tem direito ao interrogatório mesmo que seja após a sentença, desse modo, caso o juiz não marque esse novo interrogatório poderá haver nulidade processual se houver a prova do prejuízo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais