Logo Passei Direto
Buscar

Para que a infecção ocorra, o vírus primeiramente ataca a célula do hospedeiro em um ou em um das várias moléculas receptoras na superfície celular. O DNA ou o RNA viral, então, separa-se da camada externa (desencapsulamento) e reproduz-se dentro da célula hospedeira, em um processo que requer enzimas específicas. Os componentes virais recém-sintetizados então formam uma partícula viral completa. A célula hospedeira geralmente morre, liberando novos vírus que infectam outras células hospedeiras. Cada passo da replicação viral recruta diferentes enzimas e substratos e oferece uma oportunidade de interferir no processo da infecção.

 

Considerando o processo de replicação viral , analise as afirmativas:

 

I. O processo de replicação do genoma de cada classe viral consiste de mecanismos especializados. Após a transcrição, a replicação se inicia e, para maioria dos vírus, é um processo mediado por enzimas que são codificadas pelo próprio genoma viral.

II. Tais enzimas virais que são produzidas na célula hospedeira são usualmente menos eficazes em seu propósito do que aquelas pertencentes a própria célula que está sendo infectada.

III. Os vírus de DNA fita simples ou ssDNA estão agrupados na Classe II, após a liberação do seu conteúdo genômico no núcleo da célula há sua duplicação, através da DNA polimerases celulares para formação de um dsDNA que vai ser transcrito em um mRNA também por enzimas celulares.

IV. A tradução do mRNA vai dar origem, no citoplasma, as proteínas estruturais e as enzimas virais que vão seguir estimulando a replicação do DNA viral pela DNA polimerase da célula hospedeira, onde o DNA viral que é replicado será transcrito para produção de mRNAs tardios .

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a)
  • II, III e IV, apenas.
  • b)
  • I, III e IV, apenas.
  • c)
  • II e III, apenas.
  • d)
  • I, II e IV, apenas.
  • e)
  • I, II, III e IV.


User badge image
Léia Pedro Dos Santos Primo

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. O processo de replicação do genoma de cada classe viral consiste de mecanismos especializados. Após a transcrição, a replicação se inicia e, para a maioria dos vírus, é um processo mediado por enzimas que são codificadas pelo próprio genoma viral. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a replicação viral realmente envolve enzimas codificadas pelo próprio vírus. II. Tais enzimas virais que são produzidas na célula hospedeira são usualmente menos eficazes em seu propósito do que aquelas pertencentes à própria célula que está sendo infectada. Falso, as enzimas virais são adaptadas para suas funções específicas e, muitas vezes, são eficazes no contexto da replicação viral, podendo ser mais eficazes do que as enzimas celulares em certos aspectos. III. Os vírus de DNA fita simples ou ssDNA estão agrupados na Classe II, após a liberação do seu conteúdo genômico no núcleo da célula há sua duplicação, através da DNA polimerases celulares para formação de um dsDNA que vai ser transcrito em um mRNA também por enzimas celulares. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, descrevendo o processo de replicação de vírus de ssDNA. IV. A tradução do mRNA vai dar origem, no citoplasma, às proteínas estruturais e às enzimas virais que vão seguir estimulando a replicação do DNA viral pela DNA polimerase da célula hospedeira, onde o DNA viral que é replicado será transcrito para produção de mRNAs tardios. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve o processo de tradução e replicação do DNA viral. Agora, vamos compilar as informações: - I: Verdadeiro - II: Falso - III: Verdadeiro - IV: Verdadeiro Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) I, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina