Buscar

O que você entende por equivalente anginoso?

Assunto Síndrome Coronariana Aguda

💡 2 Respostas

User badge image

Bit Ayo

A doença arterial coronariana (DAC) é a doença cardíaca que mais frequentemente causa infarto do miocárdio. Ela faz isso por causa de um progressivo espessamento das artérias coronárias por meio do depósitos de placas (ateroma) em suas paredes, diminuindo o fluxo sanguíneo para o coração, privando-o de uma oxigenação ideal. A falta de oxigenação tipicamente causa no coração muita dor: é a chamada angina pectoris, uma dor no peito que, às vezes, se irradia para o braço esquerdo e mandíbula e quase sempre é um indício forte de alguma patologia cardíaca. Apesar disso, há casos em que uma pessoa que sofre de DAC não apresenta angina alguma, em vez disso, possui uma série de determinados sintomas que, a olhos não-treinados, dificilmente levariam a um diagnóstico de DAC. Os sintomas, coletivamente chamados de equivalente anginoso, pois realmente substituem o quadro sintomática da angina, são a dispneia (falta de ar), disfagia (problemas na deglutição), diaforese (suor excessivo), cansaço excessivo e dores em qualquer outra parte do corpo que não o peito, como a mandíbula e ombro, ou então teria-se um caso de angina comum. Até mais. Espero ter ajudado.

2
Dislike0
User badge image

Henrique A. Lino

São os sintomas inespecíficos durante o evento isquêmico, geralmente expressos em grupos específicos de pacientes, como idosos, diabéticos, síndrome metabólica, etc. Diferem da angina característica em irradiação e manifestação, podendo mimetizar diferentes patologias.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais