Buscar

Explicação da fase 1 e fase 2 da biotransformação?

gostaria de saber em explicação simples dessas duas fases, obrigada

💡 2 Respostas

User badge image

Lívia Nunes

Quando o medicamento passa pela fase 1(oxidação, redução, hidrólise, ciclizaçao), ele poderá ser inativado ou ser transformado em metabólitos ativos. Quando o medicamento passa pela reação de fase 2(conjugação), ele sofre conjugação com o ácido glicurônico, que é muito polar e hidrossolúvel, para poder ser dissolvido e eliminado pelos rins. Os medicamentos lipossolúveis necessitam mais passar reação de fase 2 pois, caso não se unam ao ácido glicurônico, podem ser reabsorvidos para a corrente sanguínea porque não são solúveis o suficiente para serem eliminados.
13
Dislike0
User badge image

laura queiroz

Os mecanismos de biotransformação envolvem uma série de reações químicas dependentes das enzimas hepáticas. Um fármaco pode sofrer uma ou mais transformações até que se produza um derivado com real possibilidade de excreção. Nessa segunda circunstância, a primeira reação é preparatória, produzindo um composto intermediário que ainda deverá sofrer nova reação, gerando-se ao final um metabólitos ativos ou inativos.

Fase I

Neste tipo de reações, um grupo polar pequeno ou é introduzido ou exposto de modo que a molécula do fármaco torna-se mais solúvel em água e menos ativo para poder ser excretado. Inclui[2] :

A maioria dos metabolitos são gerados por um sistema de enzima de hidroxilação conhecido como citocromo P450.

Após a fase I podem originar metabólitos ativos ou inativos. Após a fase II, a grande maioria dos fármacos está inativada.

Fase II

Estas reações envolvem a ligação covalente de uma molécula endógena polar para formar compostos solúveis em água, tais como :

Isto também é conhecida como uma reação de conjugação. Os compostos finais têm um peso molecular maior.

As conjugações se fazem usualmente com ácidos glicorônico e sulfúrico e podem ocorrer sem reações de fase I. A velocidade das acetilações depende de um traço herdado que se denomina fenótipo acetilador.

12
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais