Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A ABNT NBR 6122: 2019 prevê que o cálculo da previsão da tensão admissível ou tensão resistente de cálculo, a partir do estado limite último, deve ser fixado a partir da utilização e interpretação de um ou mais dos seguintes métodos: métodos teóricos, métodos semiempíricos e provas de carga sobre placa. No que diz respeito aos métodos para a determinação da tensão admissível ou da tensão resistente de cálculo a partir do estado limite último nas fundações superficiais, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os métodos teóricos usam a teoria de capacidade de carga, por exemplo, a de Terzaghi, adicionada a parâmetros geotécnicos do solo.
II- Os métodos semiempíricos relacionam o resultado de ensaios, tais como: SPT, CPT com as tensões admissíveis ou as tensões resistentes de cálculo.
III- A prova de carga consiste na instalação de uma placa na mesma cota do projeto da base da sapata e aplicação de carga, em estágios, com medida simultânea de recalques.
IV- A prova de Carga em Placa é normalizada pela NBR 6489: 2019, a qual especifica um método de ensaio para prova de carga estática para fins de fundações diretas.
A Somente a afirmativa IV está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- Os métodos teóricos usam a teoria de capacidade de carga, por exemplo, a de Terzaghi, adicionada a parâmetros geotécnicos do solo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a teoria de Terzaghi é um exemplo clássico de método teórico para calcular a capacidade de carga. II- Os métodos semiempíricos relacionam o resultado de ensaios, tais como: SPT, CPT com as tensões admissíveis ou as tensões resistentes de cálculo. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois os métodos semiempíricos utilizam dados de ensaios de campo para estimar a capacidade de carga. III- A prova de carga consiste na instalação de uma placa na mesma cota do projeto da base da sapata e aplicação de carga, em estágios, com medida simultânea de recalques. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, descrevendo corretamente o procedimento da prova de carga. IV- A prova de Carga em Placa é normalizada pela NBR 6489: 2019, a qual especifica um método de ensaio para prova de carga estática para fins de fundações diretas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a NBR 6489: 2019 realmente trata da prova de carga em placa. Dessa forma, todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: D) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sapatas são estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta. Para que a sapata seja considerada rígida, esta deve atender à equação citada adiante nas duas direções. Caso contrário, a sapata é considerada flexível, sendo a equação: h maior ou igual a (a - ap) /3, onde "h" é a altura da sapata; "a" é a dimensão da sapata em uma determinada direção; "ap" é a dimensão do pilar na mesma direção. Baseado na imagem anexa, no que diz respeito ao comportamento dos elementos de fundação rasa (sapata) quanto à rigidez, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nas sapatas rígidas existem atuações de força cortante nas duas direções (A e B), não apresentando ruptura por tração diagonal, e sim por compressão diagonal. Não havendo possibilidade de punção.
II- Nas sapatas rígidas existem atuações de força cortante nas duas direções (A e B), apresentando ruptura por tração diagonal, e não por compressão diagonal, existindo possibilidade de punção.
III- Nas sapatas flexíveis existe flexão nas duas direções, porém a tração na flexão não é uniforme na largura, sendo necessária a verificação de punção. Estas sapatas são utilizadas para pequenas cargas e solos relativamente fracos.
IV- Nas sapatas rígidas existe flexão nas duas direções A e B, com a tração na flexão sendo uniformemente distribuída na largura da sapata. Essa hipótese não se aplica também ao caso de sapatas muito alongadas com relação à forma do pilar.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I, III e IV estão corretas.

As fundações devem estar situadas a uma profundidade adequada com intuito de evitar danos que possam vir a ser causados por escavações e futuras construções vizinhas; devem ser seguras no que diz respeito à ruptura do solo; os recalques, sobretudo os diferenciais, devem ser compatíveis com a capacidade de acomodação da estrutura. A escolha das fundações para cada projeto dependerá de alguns fatores, os quais não devem ser desprezados. Sobre esses fatores, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A proximidade das construções vizinhas, isto é, há a necessidade de avalição das construções próximas, pois a depender do tipo de construção, por exemplo, não poderão ser utilizadas estacas cravadas para não causar vibrações e deteriorar as edificações vizinhas.
II- O aspecto econômico, por exemplo, deve-se optar desde que atendam às exigências de projeto, por fundações que utilizem equipamentos, tecnologias, mão de obra e materiais que estejam próximos da construção para que não existam custos demasiados com o transporte destes materiais e profissionais.
III- A geometria das fundações, por exemplo: as sapatas são os únicos tipos de fundação adequados para qualquer tipo de solo, podendo ser usadas também para fundações profundas. Outros tipos de fundações necessitam ser avaliados rigorosamente.
IV- Características do substrato do solo e carregamentos aplicados, por exemplo: solos com baixos índices de resistência à penetração nas sondagens a percussão, geralmente, recorre-se às fundações profundas, pois estas podem chegar até a camada de solo mais rígida, assim suportando as cargas aplicadas.
A As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina