Buscar

Apol 4 de adm gente... alguem ja esta fazendo?

APOL 4
Questão 1/5
(Inmetro/SC - 2010) Analise as frases contidas em cada uma das alternativas abaixo, e em seguida escolha a única que possui uma afirmação correta.
A -Eficiência Organizacional significa minimização da produção de bens e serviços.
B - Eficiência Organizacional significa maximização de energias consumidas pela produção de bens e serviços.
C - Eficiência Organizacional significa maximização das despesas e minimização da produção de bens e serviços.
D - Eficiência Organizacional significa minimização das quantidades de matérias-primas e energia consumida pela maximização da produção de bens e serviços.
__________________________________________________________________________________
Questão 2/5
Considerando as principais características do planejamento estratégico, assinale a alternativa correta que demonstra uma dessas características.
A - Todo esse alinhamento necessário ao qual objetivamos a qualidade nos nossos produtos e o bem estar dos nossos clientes, fornecedores e funcionários, tem um único propósito, lucros maiores.
B - A ordem é faturar. Por isso não devemos nos ater a impasses burocráticos da empresa e buscar nossos objetivos a todo custo.
C - O departamento financeiro orientou o departamento comercial para aumentar suas vendas e corrigir possíveis necessidades de caixa. O comercial por sua vez pediu autonomia, principalmente acerca de recursos para promoções, sem monitoramento ou qualquer controle. Sem muita condição de negociar e sem imposições, o departamento financeiro concordou.
D - Alguns novos termos de qualidade foram objetivados na empresa. Assim, seria necessário a participação de um representante de cada departamento da empresa. Dado esse objetivo, cada um planejou sua área e se reportaram à diretoria com suas ideias.
__________________________________________________________________________________
Questão 3/5
Com base nos processos e objetivos, e nos conceitos de eficiência e eficácia, assinale a alternativa que estabelece uma relação correta entre esses elementos.
A - Uma tela de OLED (LED orgânico) das novas TVs de ultra resolução, tem em sua fabricação um processo tão minucioso, tão preciso, que o seu funcionamento na área de testes é eficácia comprovada.
B - Fazendo um levantamento nos resultados da empresa, chegamos à conclusão que os departamentos de RH, produção e financeiro foram muito eficientes. Essa com certeza é uma empresa eficaz.
C - O departamento comercial atingiu todas as suas metas estipuladas, embora não tenha seguido as orientações como determinado. De qualquer forma o departamento foi muito eficiente.
D - A matéria prima chegou como de costume, as máquinas estão bem calibradas, mas o setor de polimento atrasou o fechamento do lote. Um pequeno atraso não torna essa empresa menos eficiente, e nem menos eficaz.
__________________________________________________________________________________
Questão 4/5
A Administração por Objetivos (APO) é um sistema de metas utilizado na organização, a expressão surgiu com Peter Drucker em 1954. Assinale abaixo qual é o objetivo da APO:
A - melhorar o processo produtivo através da organização de um ambiente de trabalho mais iluminado, e remunerando o colaborador melhor financeiramente;
B - estimular o trabalho em equipe, pois há muita coerção do grupo de trabalho para a prática da eficiência organizacional;
C - ser mais eficaz na parte interna da empresa, produzindo mais produtos com menos quantidade;
D - aumentar a produção através de um alinhamento entre as metas pessoais com os objetivos organizacionais, compartilhando a percepção entre gerente e colaborador.
__________________________________________________________________________________
Questão 5/5
Em relação a Eficiência e Eficácia, analise as afirmativas a seguir:
I. A eficácia, ao fazer mais com menos, diminui as chances de erros ligando o trabalho em equipe com a motivação almejada e prevista.
II. A eficácia é a mais importante, pois é indispensável ao gestor apresentar os resultados esperados
III. A eficácia é o processo de atingimento das metas impostas, aproveitando as necessidades do mercado.
IV. A eficácia conciliada com a eficiência apresenta os resultados desejados, qualidade com baixos custos.

Está CORRETO o que consta APENAS em:
A - I, II;
B - I, III e IV;
C - II e IV;
D - II, III e IV.

💡 5 Respostas

User badge image

Tayná Sá

Eu comecei a fazer. Mas não respondi todas, por enquanto minha avaliação está assim:

1 - D.

2 - Não respondi ainda.

3 - Não respondi ainda.

4 - C.

5 - D.

2
Dislike0
User badge image

Esron Vieira Amaral

Tayna a questao 4 esta correta 

 

 

1
Dislike0
User badge image

Eliton Kruger

Já fiz a minha são as mesmas questões e ficou assim, ainda não enviei mas fiz algumas justificativas para as questões:
1 - D
Apenas achei a mesma resposta em varios sites.

2 - A 

O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

3 - A
Talvez vc fique com duvida entre A e B, na letra B diz que a empresa é eficaz porque ela é eficiente, mas nao é assim que funciona:

Imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente, corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Poucos tempo depois, o vazamento volta a alagar a sala, e o nosso funcionário volta a correr atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água. Essa é a típica descrição de um enxugador de gelo eficiente.

Por outro lado, o segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro da sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso. Ele pensou antes de executar


4 - D 
 APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados

5 - C

I = F -> (JUSTIFICATIVA: A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao níveloperacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"

"Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial".)


II= V 

III= F -> (JUSTIFICATIVA: baseada nos critérios ou parâmetros de eficiência, efetividade e economia, o processo de tomada de decisões e seu efeito no atingimento das metas e objetivos.)

IV= V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais