Buscar

Efeito/metabolismo de primeira passagem

Alguém me explica detalhadamente e se possivel de uma maneira fácil, como funciona o efeito de 1ª passagem do fármaco. Obrigada

💡 3 Respostas

User badge image

João Henrique Chaves

Quando o fármaco é ingerido via oral, ele precisa ter um aumento da sua polaridade para poder ser excretado pelos rins (a urina é um meio muito hidrofílico então o fármaco tem que estar em um estado bem polar para solubilizar). Pelo sistema porta-hepático ele vai para o fígado onde passa por reações (reações químicas de Fase I e fase II) que aumentam esse seu caráter hidrofílico (polar), sendo que quando esse fármaco passar pelos capilares dos glomérulos ele vai ser transportado para a urina e assim excretado.  

3
Dislike0
User badge image

Luis Groth

O efeito de primeira passagem ou eliminação pré-sistêmica, é quando o fármaco é absorvido no estômago ou no intestino e cai nas veias mesentéricas e gastroespênica e em seguida sobre metabolismo hepático, sendo que grande parte já é eliminada (rins e bile) e a quantidade que chega até a circulação, depois é consideravelmente menor da que foi absorvida. Redução da biodisponibilidade.

Isso pode ter repercussões negativas:

- Dose a ser administrada é muito alta

- Pode haver variações interindividuais na extensão do metabolismo de determinados fármacos gerando imprevisibilidade de efeitos quando sua administração for por via oral.

3
Dislike0
User badge image

Camilla Milla

çvguoio

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais