A maior rede de estudos do Brasil

monitoramento de agua em uma estação de tratamento.

Alguém saberia me dizer como funciona o monitoramento que compromete a floculação da água em uma estação de tratamento de água?


2 resposta(s)

User badge image

Sandro

Há mais de um mês

A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira.

A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira.

User badge image

Especialistas PD

Há mais de um mês

A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se. É o processo onde colóides saem de suspensão na forma de agregados, formando partículas maiores, chamadas “flocos” ou “flóculos”. E para remover essas partículas que não afundam, a água captada é levada para uma unidade denominada floculador onde são adicionadas à água substâncias químicas chamadas de coagulantes.

No Brasil, o coagulante mais utilizado é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), que é adicionado à água com o óxido de cálcio (CaO), mais conhecido como cal virgem. Quando essas duas substâncias misturam-se na água, ocorre uma transformação química que forma uma substância gelatinosa, o hidróxido de alumínio (Al(OH)3).

Al2(SO4)3 → 2 Al3+ + 3 SO42-

Os íons Al3+ passam a atuar de duas formas: a minoria desses cátions neutraliza as cargas negativas das impurezas presentes na água, e a maioria desses cátions interage com os íons hidroxila (OH-) da água, formando o hidróxido de alumínio:

Al2(SO4)3 + 6 H2O → 2 Al(OH)3 +6 H+ + 3 SO42-

O hidróxido de alumínio está carregado positivamente e, por essa razão, consegue neutralizar as impurezas coloidais carregadas negativamente que estão na água. O resultado é que as partículas de sujeira sofrem uma aglutinação e “grudam” no hidróxido de alumínio, formando flóculos, ou flocos, sólidos de tamanho maior. Esse é o processo da floculação.

E é acrescentado o óxido de cálcio, CaO, para controle do pH do meio. Observe a última equação química acima que apresenta um excesso de H+ como produto. Isso constitui um problema porque torna o meio ácido (pH < 7), o que impede a formação do hidróxido de alumínio. Assim, quando a cal é adicionada à água, ela forma o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, que é uma base e, portanto, torna o meio alcalino ou básico, aumentando o pH do sistema.

CaO + H2O → Ca(OH)2

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes