Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o regime jurídico dos agentes públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
Qual das alternativas a seguir é INCORRETA?
a) Não é compatível com o regime constitucional de acesso aos cargos públicos a manutenção no cargo, sob fundamento de fato consumado, de candidato não aprovado que nele tomou posse em decorrência de execução provisória de medida liminar ou outro provimento judicial de natureza precária, supervenientemente revogado ou modificado.
b) Os empregados públicos das empresas públicas e sociedades de economia mista não fazem jus à estabilidade prevista para os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, mas sua dispensa deve ser motivada.
c) A Administração Pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, em virtude da suspensão do vínculo funcional que dela decorre, permitida a compensação em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.
d) É vedado que o servidor efetivo aposentado compulsoriamente permaneça no cargo comissionado que já desempenhava.
User badge image
AdmComigo

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que é INCORRETA: a) Esta alternativa está correta. A jurisprudência do STF realmente não admite a manutenção no cargo de alguém que não foi aprovado em concurso, mesmo que tenha tomado posse por decisão judicial provisória. b) Esta alternativa também está correta. Os empregados públicos não têm a mesma estabilidade que os servidores efetivos, mas a dispensa deve ser motivada. c) Esta alternativa está correta. A Administração Pública pode descontar os dias de greve, mas não pode fazê-lo se a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público. d) Esta alternativa é INCORRETA. O servidor efetivo aposentado compulsoriamente pode, sim, ocupar cargo comissionado, desde que respeitadas as normas pertinentes. Portanto, a alternativa INCORRETA é a d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina