Buscar

Por que as pesquisas apontam a amostragem como maior fonte de erro em analise de alimentos? Como o erro pode ser reduzido?

💡 1 Resposta

User badge image

Erika Carolina Vieira Almeida

A palavra amostragem significa “ação, processo ou técnica de escolha de amostra(s) adequada(s) para análise de um todo”, ou seja, obter uma porção que represente uma população. Para garantir uma análise de qualidade, a amostragem deve ser realizada de forma correta. Ela constitui um conjunto de operações executadas dentro de uma especificação, assegurando que a amostra coletada (amostra bruta) contenha todas as características da matriz. Um erro amostral cometido não poderá ser retificado ou compensado, por mais cuidadosa que sejam as análises futuras, portanto, nunca se deve retirar a amostra de um único ponto, pois a mesma é causal e não permite conclusões quanto a qualidade do produto. Do material em estudo, deve-se retirar numerosas amostras parciais, colhidas em diferentes pontos do local de interesse: campo, armazém, silo, vagão. Dessa amostra média, após homogeneização, podem ser tiradas amostras parciais para que sejam enviadas ao laboratório. 

Para reduzir ao máximo os erros, é necessário seguir alguns passos fundamentais no momento da retirada de uma amostra e nos processos subsequentes de uma análise, como:

  • Identificar a origem de onde a amostra foi retirada;
  • Selecionar a amostra segundo uma metodologia aquedada;
  • Manusear e preparar corretamente a amostra para análise;
  • O tamanho da amostra deve ser suficiente para as análises que deverão ser executadas; incluindo repetições e contra-provas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais